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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Francisnaine Priscila Martins de-
dc.contributor.authorLima, Claudia Maria de-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:25Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:08Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:25Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6904-6916-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139897-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139897-
dc.description.abstractNo presente trabalho apresentamos parte das reflexões teóricas e contextualizações realizadas no âmbito da pesquisa de doutorado que temos desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente, que tem como objetivos gerais: 1.Identificar e caracterizar os modelos de tutoria dos cursos de Pedagogia das IES públicas parceiras da UAB; 2. Investigar e analisar como e em que condições, nesses modelos, o tutor virtual constitui sua profissionalidade. Discutir acerca do sistema de acompanhamento e apoio ao processo de ensino e aprendizagem na educação a distância em nível superior nos remete à tutoria e ao trabalho do tutor e, consequentemente, ao trabalho docente nesse nível de ensino. Para tanto, a discussão realizada neste texto se constitui a partir dos seguintes aspectos: 1)A educação a distância como uma das estratégias de expansão do ensino superior; 2)A centralidade da formação de professores nas políticas de educação a distância, especialmente a partir da criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB); 3) A tutoria como elemento constitutivo fundamental da educação a distância e o tutor como um novo agente que passa a compartilhar da docência na educação a distância; 4)O trabalho docente na educação a distância, suas condições e precarizações, com destaque para o trabalho do tutor virtual. Finalizamos o presente texto apontando para urgência de que sejam repensadas e revistas as condições de trabalho, de remuneração e de vínculo institucional dos profissionais que se envolvem com a educação a distância, especialmente o tutor virtual que assume responsabilidades docentes pela formação dos alunos, futuros professores. Revisões essas que precisam ser feitas tanto política quanto institucionalmente.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent6904-6916-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleA tutoria na formação inicial de professores a distância: componente da docência no ensino superior?pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-6904-6916.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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