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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139933
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPrado, Vagner Matias dos-
dc.contributor.authorRibeiro, Arilda Inês Miranda-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:16Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:29Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:16Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:29Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6411-6422-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139933-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139933-
dc.description.abstractO presente texto objetiva aproximar algumas discussões sobre a utilização de materiais audiovisuais como recursos didáticos à Educação. Ao tomar como base as pesquisas que se dispuseram a refletir sobre as potencialidades da inserção e utilização das tecnologias junto aos espaços escolares, procuramos retomar alguns desses estudos e visibilizar suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Em seguida, nos posicionamos a favor da utilização dos materiais audiovisuais, na formatação de filmes, como ferramentas de apoio pedagógico para que educadores e educadoras possam inserir debates acerca das diferenças sexuais nas escolas. Nossa sugestão de aproximação dos filmes junto aos trabalhos de educação sexual se ancora nas propostas do método compreensivo de Joan Ferrés (1996a, 1996b) e no trabalho da professora Rosa Maria Bueno Fischer (2006). Ao partir da hipótese de que a televisão poderia ser utilizada na escola visando auxiliar o desenvolvimento crítico dos alunos, Ferrés desenvolveu um método para que imagens provindas de diversos gêneros televisivos, como telejornais, documentários, propagandas publicitárias, filmes e seriados de TV, pudessem ser inseridos no discurso pedagógico com o objetivo de estabelecer um diálogo reflexivo sobre a realidade. Já o trabalho de Fischer atenta para as vantagens da utilização de recursos audiovisuais rumo a uma formação crítica dos estudantes. Os trabalhos da autora é ancorado em referenciais foucaultianos de análise.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent6411-6422-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleRecursos audiovisuais como subsídios a educaçao sexualpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-6411-6422.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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