Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139938
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Eugenio Maria de França | - |
dc.contributor.author | Benetti, Bernadete | - |
dc.contributor.author | Sartori, Adriel Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:16Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:30Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:16Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 1410-1421 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139938 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139938 | - |
dc.description.abstract | Apresentamos uma análise de parte do trabalho desenvolvido na disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física da UNESP, sob responsabilidade do Instituto de Geociências e do Instituto de Biociências na cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil. A Prática de Ensino tem sido considerada uma disciplina importante para a formação de professores, aproximando o futuro professor do quefazer docente. Após reformas curriculares das licenciaturas houve um aumento significativo da carga horária dessa disciplina, o que proporcionou possibilidades de desenvolvimento de novas práticas, tanto no que diz respeito a aprofundamento de conhecimentos científicos como a formação para a inovação metodológica em ensino. Foram realizadas observações com características etnográficas, acompanhando turmas da disciplina Prática de Ensino de Física durante os anos de 2005 a 2010, nas quais focalizamos especialmente as atividades destinadas ao desenvolvimento e aplicação de projetos educacionais a partir de temas decididos a cada ano. Com base nas ideias de Michael Polanyi (sobre conhecimentos explícitos e tácitos) e de Freire (sobre a pesquisa no quefazer docente), discutimos a importância de introduzir momentos de construção de atividades didáticas não tradicionais, seja pelo conteúdo ou pela organização didática, como forma de oferecer aos futuros professores oportunidades de criação intelectual e formação para inovações na futura prática profissional. Com base no estudo aqui relatado, observamos que o potencial para inovação educacional pode ser explorado durante o processo de formação de professores, oferecendo oportunidades para que licenciandos possam apreender a docência mediante suas capacidades de mobilização de conhecimentos tácitos e explícitos. | pt |
dc.format.extent | 1410-1421 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Prática de ensino | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Conhecimentos tácitos e explícitos | pt |
dc.title | Prática de ensino de física e inovações educacionais: espaços para fomentar experiências e formar docentes | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade de São Paulo (USP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Física (IF) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro (IBRC) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-1410-1421.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.