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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139938
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRamos, Eugenio Maria de França-
dc.contributor.authorBenetti, Bernadete-
dc.contributor.authorSartori, Adriel Fernandes-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:16Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:30Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:16Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:30Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 1410-1421-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139938-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139938-
dc.description.abstractApresentamos uma análise de parte do trabalho desenvolvido na disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física da UNESP, sob responsabilidade do Instituto de Geociências e do Instituto de Biociências na cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil. A Prática de Ensino tem sido considerada uma disciplina importante para a formação de professores, aproximando o futuro professor do quefazer docente. Após reformas curriculares das licenciaturas houve um aumento significativo da carga horária dessa disciplina, o que proporcionou possibilidades de desenvolvimento de novas práticas, tanto no que diz respeito a aprofundamento de conhecimentos científicos como a formação para a inovação metodológica em ensino. Foram realizadas observações com características etnográficas, acompanhando turmas da disciplina Prática de Ensino de Física durante os anos de 2005 a 2010, nas quais focalizamos especialmente as atividades destinadas ao desenvolvimento e aplicação de projetos educacionais a partir de temas decididos a cada ano. Com base nas ideias de Michael Polanyi (sobre conhecimentos explícitos e tácitos) e de Freire (sobre a pesquisa no quefazer docente), discutimos a importância de introduzir momentos de construção de atividades didáticas não tradicionais, seja pelo conteúdo ou pela organização didática, como forma de oferecer aos futuros professores oportunidades de criação intelectual e formação para inovações na futura prática profissional. Com base no estudo aqui relatado, observamos que o potencial para inovação educacional pode ser explorado durante o processo de formação de professores, oferecendo oportunidades para que licenciandos possam apreender a docência mediante suas capacidades de mobilização de conhecimentos tácitos e explícitos.pt
dc.format.extent1410-1421-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectPrática de ensinopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectConhecimentos tácitos e explícitospt
dc.titlePrática de ensino de física e inovações educacionais: espaços para fomentar experiências e formar docentespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo (USP), Instituto de Física (IF)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro (IBRC)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-1410-1421.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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