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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139940
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRamos, Eugenio Maria de França-
dc.contributor.authorRamos, João Guilherme Benetti-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:17Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:30Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:17Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:30Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6562-6570-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139940-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139940-
dc.description.abstractFilmes cinematográficos podem se constituir em alternativa para atividades de ensino, ao proporcionar aos aprendizes uma inserção em fatos históricos e dilemas dificilmente materializados com outras estratégias, como aulas expositivas. Neste trabalho analisamos a possibilidade de tratar questões sobre relações interestatais e o Ensino de Física utilizando filmes envolvendo a temática Energia Nuclear. A coleta do material aqui analisado esteve associada a organização de uma atividade voltada para ampliar a formação cultural sobre o tema, num curso de formação inicial de professores de Física, como forma de oferecer subsídios para atividades de estágio supervisionado. Selecionamos dez filmes, nos quais a Energia Nuclear esteve no centro da temática da obra. Após o estudo dos filmes, solicitou-se, como atividade de aplicação didática no estágio supervisionado, a utilização de pelo menos um deles em propostas de projeto didático no Ensino Médio. Dessa forma, o trabalho se apresenta com características de análise bibliográfica (no que tange ao material cinematográfico selecionado) e etnográficas (no que tange ao acompanhamento dos futuros professores). A análise dessas informações concentrou-se em aspectos qualitativos do conteúdo dos filmes e das suas possibilidades de aplicação no contexto de sala de aula. Na oportunidade revelou-se um dos problemas que procuramos debater: a visão maniqueísta com que a questão é tratada na estrutura dramática das obras desvela uma abordagem simplista para problemas nacionais. Percebemos também a dificuldade que futuros professores de Física demonstram ao tentar transpor didaticamente tais conteúdos para o Ensino Médio, bem como a limitação das Escolas em oferecer condições a professores para lidar com filmes em atividades didáticas.pt
dc.format.extent6562-6570-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectRelações Internacionaispt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectQuestão nuclearpt
dc.titleEnsino de física e relações internacionais: a formação de professores como espaço de reflexão sobre a questão nuclearpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBRC), Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-6562-6570.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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