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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139940
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ramos, Eugenio Maria de França | - |
dc.contributor.author | Ramos, João Guilherme Benetti | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:17Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:30Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:17Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6562-6570 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139940 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139940 | - |
dc.description.abstract | Filmes cinematográficos podem se constituir em alternativa para atividades de ensino, ao proporcionar aos aprendizes uma inserção em fatos históricos e dilemas dificilmente materializados com outras estratégias, como aulas expositivas. Neste trabalho analisamos a possibilidade de tratar questões sobre relações interestatais e o Ensino de Física utilizando filmes envolvendo a temática Energia Nuclear. A coleta do material aqui analisado esteve associada a organização de uma atividade voltada para ampliar a formação cultural sobre o tema, num curso de formação inicial de professores de Física, como forma de oferecer subsídios para atividades de estágio supervisionado. Selecionamos dez filmes, nos quais a Energia Nuclear esteve no centro da temática da obra. Após o estudo dos filmes, solicitou-se, como atividade de aplicação didática no estágio supervisionado, a utilização de pelo menos um deles em propostas de projeto didático no Ensino Médio. Dessa forma, o trabalho se apresenta com características de análise bibliográfica (no que tange ao material cinematográfico selecionado) e etnográficas (no que tange ao acompanhamento dos futuros professores). A análise dessas informações concentrou-se em aspectos qualitativos do conteúdo dos filmes e das suas possibilidades de aplicação no contexto de sala de aula. Na oportunidade revelou-se um dos problemas que procuramos debater: a visão maniqueísta com que a questão é tratada na estrutura dramática das obras desvela uma abordagem simplista para problemas nacionais. Percebemos também a dificuldade que futuros professores de Física demonstram ao tentar transpor didaticamente tais conteúdos para o Ensino Médio, bem como a limitação das Escolas em oferecer condições a professores para lidar com filmes em atividades didáticas. | pt |
dc.format.extent | 6562-6570 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Relações Internacionais | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Questão nuclear | pt |
dc.title | Ensino de física e relações internacionais: a formação de professores como espaço de reflexão sobre a questão nuclear | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências (IBRC), Rio Claro | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-6562-6570.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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