You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139945
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Claudia A.-
dc.contributor.authorCorrêa, Bruna J.-
dc.contributor.authorGouveia, Paula Alessandra E. S.-
dc.contributor.authorLeite, Lucia Pereira-
dc.contributor.authorMartins, Sandra Eli S. O.-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:31Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:18Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:31Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4993-5000-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139945-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139945-
dc.description.abstractA perspectiva de uma “escola para todos” remete à necessidade de reestruturar o sistema de ensino brasileiro na efetivação de um processo que responda a demandas educacionais específicas. Estudos teóricos apontam o currículo como instrumento capaz de discutir sobre os conhecimentos e procedimentos escolares, normatizados por aspectos político-administrativos, num dado cenário sociocultural. Nesse sentido, a fim de contribuir para a organização de práticas inclusivas nas escolas e formas diversificadas de acesso ao currículo comum, foi elaborado o livro “Fundamentos e Estratégias Inclusivas: o currículo Escolar”. Tal material aborda os fundamentos e estratégias pedagógicas direcionadas para atender às necessidades educacionais especiais, apresentadas particularmente por alunos com deficiência. O livro é composto por pressupostos teórico-operacionais, dispostos em sete itens, compreendendo: 1.Inclusão e inserção social: um olhar sobre a diferença; 2. A diversidade na escola (a escola para Todos e o conceito de necessidades educacionais especiais); 3. Fundamentos da Educação Inclusiva (princípios, desafios e normativas legais); 4. Prática pedagógica inclusiva (relação professor-aluno e processo de ensino e aprendizagem); 5. O currículo sob um novo paradigma (avanços e desafios do currículo no sistema educacional inclusivo e formas diversificadas de organização do currículo); 6. A formação continuada: caminhos percorridos na revisão de uma proposta curricular aberta às diferenças; 7.Referências Bibliográficas. O texto pretende ainda compartilhar com o leitor o percurso realizado por uma proposta de formação continuada ofertada aos professores e gestores de uma unidade escolar, na revisão de suas práticas para a organização do currículo para a educação inclusiva.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.format.extent4993-5000-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectCurrículopt
dc.titleFundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências (FFC), Bauru-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Marília-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-4993-5000.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.