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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Claudia A.-
dc.contributor.authorCorrêa, Bruna J.-
dc.contributor.authorGouveia, Paula Alessandra E. S.-
dc.contributor.authorLeite, Lucia Pereira-
dc.contributor.authorMartins, Sandra Eli S. O.-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:31Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:18Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:31Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5237-5246-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139946-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139946-
dc.description.abstractO presente trabalho visa relatar o percurso metodológico de elaboração de um vídeo educativo que tem como foco descrever as etapas de uma proposta de formação continuada de professores, na perspectiva da Educação Inclusiva. O vídeo educativo versa sobre as necessidades educacionais especiais de uma aluna com dupla deficiência - auditiva e intelectual -, no que tange o acesso ao currículo comum. Enfatiza ainda a importância do trabalho colaborativo, entre os profissionais da escola e dos serviços complementares ofertados à aluna, descrita nesta proposta. A elaboração do vídeo educativo consistiu na seleção de cenas, envolvendo a descrição e sistematização de seis horas de filmagem nas instituições envolvidas (Escola, Universidade e Centro de Reabilitação), em um município, do interior do estado de São Paulo/ Brasil, enfatizando os seguintes aspectos: (1) encontro das pesquisadoras e bolsistas com a equipe escolar – formação continuada; (2) filmagem da prática pedagógica na escola comum; (3) a importância do trabalho colaborativo dos profissionais da escola e serviços complementares. A divulgação desse vídeo, permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva; do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais, de alunos com dupla deficiência.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.format.extent5237-5246-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectVídeo educativopt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectUniversidadept
dc.titleFundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências, Bauru-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-5237-5246.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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