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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139948
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRinaldi, Renata Portela-
dc.contributor.authorSoares, Márcia Debieux de Oliveira Lima e Lemes-
dc.contributor.authorSantos, Danielle Aparecida Nascimento dos-
dc.contributor.authorSchlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:31Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:18Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:31Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 7124-7135-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139948-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139948-
dc.description.abstractEste relato de experiência tem como objetivo apresentar e discutir resultados de uma iniciativa voltada à formação continuada em serviço de professores em exercício das escolas públicas do Brasil, vinculada ao “Programa Formação Continuada de Professores na Educação Especial” da Secretaria de Educação Especial (SEESP/MEC). Tal iniciativa visa formar os professores para favorecer a inclusão de Pessoas com Deficiência (PD) nas classes comuns do ensino regular por meio da utilização de Tecnologias Digitais e Tecnologia Assistiva. Nesse contexto insere-se o curso de aperfeiçoamento, na modalidade a distância, intitulado “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão”, proposta desenvolvida, desde 2008, realizado no ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. O estudo de natureza exploratória usou como ferramenta de coleta de dados as narrativas escritas produzidas pelos professores cursistas no AVA TelEduc, entre as quais: Diário de bordo, Fórum de Discussão e Memorial Reflexivo. Os resultados das análises revelam que as estratégias de formação a distância possibilitam uma análise dos professores cursistas em seus contextos de atuação, permitindo um desenvolvimento profissional voltado à sua realidade, o qual pode favorecer a inclusão escolar de PD.pt
dc.format.extent7124-7135-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectInclusão Escolarpt
dc.subjectEducação a distânciapt
dc.titleDesenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratóriopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-7124-7135.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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