Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139948
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rinaldi, Renata Portela | - |
dc.contributor.author | Soares, Márcia Debieux de Oliveira Lima e Lemes | - |
dc.contributor.author | Santos, Danielle Aparecida Nascimento dos | - |
dc.contributor.author | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:18Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:31Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:18Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:31Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 7124-7135 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139948 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139948 | - |
dc.description.abstract | Este relato de experiência tem como objetivo apresentar e discutir resultados de uma iniciativa voltada à formação continuada em serviço de professores em exercício das escolas públicas do Brasil, vinculada ao “Programa Formação Continuada de Professores na Educação Especial” da Secretaria de Educação Especial (SEESP/MEC). Tal iniciativa visa formar os professores para favorecer a inclusão de Pessoas com Deficiência (PD) nas classes comuns do ensino regular por meio da utilização de Tecnologias Digitais e Tecnologia Assistiva. Nesse contexto insere-se o curso de aperfeiçoamento, na modalidade a distância, intitulado “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão”, proposta desenvolvida, desde 2008, realizado no ambiente virtual de aprendizagem TelEduc. O estudo de natureza exploratória usou como ferramenta de coleta de dados as narrativas escritas produzidas pelos professores cursistas no AVA TelEduc, entre as quais: Diário de bordo, Fórum de Discussão e Memorial Reflexivo. Os resultados das análises revelam que as estratégias de formação a distância possibilitam uma análise dos professores cursistas em seus contextos de atuação, permitindo um desenvolvimento profissional voltado à sua realidade, o qual pode favorecer a inclusão escolar de PD. | pt |
dc.format.extent | 7124-7135 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Inclusão Escolar | pt |
dc.subject | Educação a distância | pt |
dc.title | Desenvolvimento profissional de educadores, inclusão e EAD: um estudo exploratório | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-7124-7135.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.