You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139955
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRoque, Araguaia Solange de Souza-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:32Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:20Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:32Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4111-4121-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139955-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139955-
dc.description.abstractNa prática da leitura, a atitude do leitor é determinada pelo tipo de texto com que se enfrenta ao decodificá-lo: reconhece a tipologia textual; ativa estratégias; infere; supõe; busca correlações lógicas, textuais, culturais; compreende; interpreta. considerando-o como agente que participa da elaboração do sentido da obra e, pensando no leitor do novo milênio e em sua relação com a internet, nos perguntamos de que maneira o ambiente virtual (de conteúdos coloridos, intermitentes e sonoros), poderia contribuir no contexto didático-pedagógico como ferramenta de apoio para a exploração de textos literários. na pluralidade de instrumentos do universo digital, em que surge um mar de inovações tecnológicas diretamente relacionadas ao processo de aquisição e construção do conhecimento, buscamos refletir sobre as possibilidades de aliar uma abordagem mais interativa à leitura dos clássicos literários, fazendo uso da ludicidade e da internet, de modo a despertar o interesse pela leitura e contribuir para o desenvolvimento das habilidades de apreciação artística e capacidade de leitura dos alunos. nesta comunicação, apresentaremos um relato de nossa experiência no projeto era uma vez... a literatura na sala de aula, cuja metodologia consiste, em linhas gerais, na intervenção no quotidiano de uma escola de educação infantil e ensino fundamental, a partir da leitura de obras consagradas da literatura mundial. discutiremos algumas atividades desenvolvidas por meio de ferramentas virtuais, expandindo a exploração dos textos literários para outros conteúdos curriculares por meio da interdisciplinaridade entre língua, cultura, geografia e história, fazendo do ato de leitura um recurso pedagógico que contribui de forma transversal para a educação dos leitores.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent4111-4121-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectLiteraturapt
dc.subjectInternetpt
dc.titleNavegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literáriospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Letras Modernas, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), São José do Rio Preto-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-4111-4121.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.