Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139955
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Roque, Araguaia Solange de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:20Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:32Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:20Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:32Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4111-4121 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139955 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139955 | - |
dc.description.abstract | Na prática da leitura, a atitude do leitor é determinada pelo tipo de texto com que se enfrenta ao decodificá-lo: reconhece a tipologia textual; ativa estratégias; infere; supõe; busca correlações lógicas, textuais, culturais; compreende; interpreta. considerando-o como agente que participa da elaboração do sentido da obra e, pensando no leitor do novo milênio e em sua relação com a internet, nos perguntamos de que maneira o ambiente virtual (de conteúdos coloridos, intermitentes e sonoros), poderia contribuir no contexto didático-pedagógico como ferramenta de apoio para a exploração de textos literários. na pluralidade de instrumentos do universo digital, em que surge um mar de inovações tecnológicas diretamente relacionadas ao processo de aquisição e construção do conhecimento, buscamos refletir sobre as possibilidades de aliar uma abordagem mais interativa à leitura dos clássicos literários, fazendo uso da ludicidade e da internet, de modo a despertar o interesse pela leitura e contribuir para o desenvolvimento das habilidades de apreciação artística e capacidade de leitura dos alunos. nesta comunicação, apresentaremos um relato de nossa experiência no projeto era uma vez... a literatura na sala de aula, cuja metodologia consiste, em linhas gerais, na intervenção no quotidiano de uma escola de educação infantil e ensino fundamental, a partir da leitura de obras consagradas da literatura mundial. discutiremos algumas atividades desenvolvidas por meio de ferramentas virtuais, expandindo a exploração dos textos literários para outros conteúdos curriculares por meio da interdisciplinaridade entre língua, cultura, geografia e história, fazendo do ato de leitura um recurso pedagógico que contribui de forma transversal para a educação dos leitores. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 4111-4121 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Leitura | pt |
dc.subject | Literatura | pt |
dc.subject | Internet | pt |
dc.title | Navegar é preciso: a internet como ferramenta para o desenvolvimento de atividades de leitura e exploração de textos literários | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Letras Modernas, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), São José do Rio Preto | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-4111-4121.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.