You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSchlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.authorSchlünzen Junior, Klaus-
dc.contributor.authorSantos, Danielle Aparecida Nascimento dos-
dc.contributor.authorSouza, Daniela Cristina Barros de-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:36Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:28Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:36Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 6950-6960-
dc.identifier.issn2175-7054-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139985-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139985-
dc.description.abstractA parceria entre os grupos de pesquisa Núcleo de Educação Corporativa (NEC) e Ambientes Potencializadores para Inclusão (API) originou estudos e práticas de cunho qualitativo do tipo investigação-formação e estudo de caso cujo objetivo central é elaborar estratégias para a formação de professores inicial e em serviço, nas modalidades presencial e a distância, mediante a prática Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), que é pautada no uso das tecnologias e no trabalho com projetos. As frentes de pesquisa são: 1. Acompanhamento individual de Pessoas com Deficiência (PD), para o desenvolvimento de atividades no computador visando sua alfabetização, inclusão social, digital e escolar; 2. Projeto Portal do Professor em parceria com o Ministério da Educação, onde alunos dos cursos de licenciatura pesquisam, selecionam, analisam e avaliam mídias digitais, para a construção de um banco de dados (portal) para os professores brasileiros; 3. Projeto internacional (FRIDA) para desenvolvimento e aplicação de softwares educacionais em Unidades Escolares (UE); 4. Realização de oficinas pedagógicas para os professores da Secretaria de Educação Municipal e demais UE de Presidente Prudente e; 5. Curso de extensão a distância Tecnologias Assistivas (TA) para a formação continuada de professores em todo o Brasil. Todas as frentes de pesquisa são fruto de anos de ações em ambientes educacionais, onde conquistamos a inclusão Digital, Social e Escolar de PD e constatamos que a formação dos professores presencial e a distância durante sua própria prática pode proporcionar a construção do conhecimento a partir da nova configuração no papel seu papel e de seus alunos, permitindo o afloramento de diferentes habilidades, por meio de uma postura autônoma, reflexiva e colaborativa.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)-
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.description.sponsorshipFundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA)-
dc.format.extent6950-6960-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação de professores presencial e a Distânciapt
dc.subjectEducação Inclusivapt
dc.subjectTecnologias Educacionaispt
dc.titleDiálogo entre o uso das TIC, educação inclusiva e formação de professores: desenvolvendo habilidades humanaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2175-7054-2009-6950-6960.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.