Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139985
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya | - |
dc.contributor.author | Schlünzen Junior, Klaus | - |
dc.contributor.author | Santos, Danielle Aparecida Nascimento dos | - |
dc.contributor.author | Souza, Daniela Cristina Barros de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:28Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:36Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:28Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:36Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 6950-6960 | - |
dc.identifier.issn | 2175-7054 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139985 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139985 | - |
dc.description.abstract | A parceria entre os grupos de pesquisa Núcleo de Educação Corporativa (NEC) e Ambientes Potencializadores para Inclusão (API) originou estudos e práticas de cunho qualitativo do tipo investigação-formação e estudo de caso cujo objetivo central é elaborar estratégias para a formação de professores inicial e em serviço, nas modalidades presencial e a distância, mediante a prática Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), que é pautada no uso das tecnologias e no trabalho com projetos. As frentes de pesquisa são: 1. Acompanhamento individual de Pessoas com Deficiência (PD), para o desenvolvimento de atividades no computador visando sua alfabetização, inclusão social, digital e escolar; 2. Projeto Portal do Professor em parceria com o Ministério da Educação, onde alunos dos cursos de licenciatura pesquisam, selecionam, analisam e avaliam mídias digitais, para a construção de um banco de dados (portal) para os professores brasileiros; 3. Projeto internacional (FRIDA) para desenvolvimento e aplicação de softwares educacionais em Unidades Escolares (UE); 4. Realização de oficinas pedagógicas para os professores da Secretaria de Educação Municipal e demais UE de Presidente Prudente e; 5. Curso de extensão a distância Tecnologias Assistivas (TA) para a formação continuada de professores em todo o Brasil. Todas as frentes de pesquisa são fruto de anos de ações em ambientes educacionais, onde conquistamos a inclusão Digital, Social e Escolar de PD e constatamos que a formação dos professores presencial e a distância durante sua própria prática pode proporcionar a construção do conhecimento a partir da nova configuração no papel seu papel e de seus alunos, permitindo o afloramento de diferentes habilidades, por meio de uma postura autônoma, reflexiva e colaborativa. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.description.sponsorship | Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP) | - |
dc.description.sponsorship | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.description.sponsorship | Fundo Regional para a Inovação Digital na América Latina e o Caribe (FRIDA) | - |
dc.format.extent | 6950-6960 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação de professores presencial e a Distância | pt |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt |
dc.subject | Tecnologias Educacionais | pt |
dc.title | Diálogo entre o uso das TIC, educação inclusiva e formação de professores: desenvolvendo habilidades humanas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2175-7054-2009-6950-6960.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.