Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140002
- Title:
- A trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)
- Silva, Hilda Maria Gonçalves da
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9708-2011
- A presente pesquisa procurou apreender os contornos adquiridos pelo Sistema de Avaliação da Educação do Estado de São Paulo (Saresp), ao longo de sua trajetória – entre 1996 e 2010. Essa compreensão teve como meta principal, verificar a potencialidade do Saresp como avaliação voltada para a melhoria da qualidade da educação para todos. Ou seja, em que medida essa avaliação tem auxiliado instituições escolares e mais especificamente professores e alunos no processo de otimização da construção da aprendizagem. Tal análise se orienta pelo princípio do entendimento da avaliação como fenômeno político e social, o qual tem sua validade associada ao nível de negociação entre os diversos atores envolvidos no processo. Compreende-se, então, que a potencialidade formativa da avaliação está vinculada ao seu caráter democrático. O recurso utilizado na apreensão proposta por esse trabalho foi a análise documental, a qual revelou a quase inexistente participação dos atores envolvidos diretamente no processo de ensino-aprendizagem (em especial, professores e alunos) nas tomadas de decisão referentes aos encaminhamentos do Saresp. Encaminhamentos esses relacionados tanto à construção dos instrumentos, quanto às ações avaliativas em si. Desse modo, nota-se que apesar do Saresp ter sofisticado seus instrumentos de avaliação da aprendizagem ao longo de sua trajetória, ainda lhe falta o fundamental diálogo efetivo com a comunidade escolar para adquirir potencialidade real de atingir seu objetivo declarado, qual seja, a melhoria “dos processos de ensinar e aprender nas escolas”.
- 2011
- CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2529-2536
- 2529-2536
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Sistema de avaliação
- Otimização da aprendizagem
- Avaliação democrática
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/140002
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.