Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140002
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Hilda Maria Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:32Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:38Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:32Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:38Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2529-2536 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/140002 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140002 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa procurou apreender os contornos adquiridos pelo Sistema de Avaliação da Educação do Estado de São Paulo (Saresp), ao longo de sua trajetória – entre 1996 e 2010. Essa compreensão teve como meta principal, verificar a potencialidade do Saresp como avaliação voltada para a melhoria da qualidade da educação para todos. Ou seja, em que medida essa avaliação tem auxiliado instituições escolares e mais especificamente professores e alunos no processo de otimização da construção da aprendizagem. Tal análise se orienta pelo princípio do entendimento da avaliação como fenômeno político e social, o qual tem sua validade associada ao nível de negociação entre os diversos atores envolvidos no processo. Compreende-se, então, que a potencialidade formativa da avaliação está vinculada ao seu caráter democrático. O recurso utilizado na apreensão proposta por esse trabalho foi a análise documental, a qual revelou a quase inexistente participação dos atores envolvidos diretamente no processo de ensino-aprendizagem (em especial, professores e alunos) nas tomadas de decisão referentes aos encaminhamentos do Saresp. Encaminhamentos esses relacionados tanto à construção dos instrumentos, quanto às ações avaliativas em si. Desse modo, nota-se que apesar do Saresp ter sofisticado seus instrumentos de avaliação da aprendizagem ao longo de sua trajetória, ainda lhe falta o fundamental diálogo efetivo com a comunidade escolar para adquirir potencialidade real de atingir seu objetivo declarado, qual seja, a melhoria “dos processos de ensinar e aprender nas escolas”. | pt |
dc.format.extent | 2529-2536 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Sistema de avaliação | pt |
dc.subject | Otimização da aprendizagem | pt |
dc.subject | Avaliação democrática | pt |
dc.title | A trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010) | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca (FCHS) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-2529-2536.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.