You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140002
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Hilda Maria Gonçalves da-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:38Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:32Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:38Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2529-2536-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140002-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140002-
dc.description.abstractA presente pesquisa procurou apreender os contornos adquiridos pelo Sistema de Avaliação da Educação do Estado de São Paulo (Saresp), ao longo de sua trajetória – entre 1996 e 2010. Essa compreensão teve como meta principal, verificar a potencialidade do Saresp como avaliação voltada para a melhoria da qualidade da educação para todos. Ou seja, em que medida essa avaliação tem auxiliado instituições escolares e mais especificamente professores e alunos no processo de otimização da construção da aprendizagem. Tal análise se orienta pelo princípio do entendimento da avaliação como fenômeno político e social, o qual tem sua validade associada ao nível de negociação entre os diversos atores envolvidos no processo. Compreende-se, então, que a potencialidade formativa da avaliação está vinculada ao seu caráter democrático. O recurso utilizado na apreensão proposta por esse trabalho foi a análise documental, a qual revelou a quase inexistente participação dos atores envolvidos diretamente no processo de ensino-aprendizagem (em especial, professores e alunos) nas tomadas de decisão referentes aos encaminhamentos do Saresp. Encaminhamentos esses relacionados tanto à construção dos instrumentos, quanto às ações avaliativas em si. Desse modo, nota-se que apesar do Saresp ter sofisticado seus instrumentos de avaliação da aprendizagem ao longo de sua trajetória, ainda lhe falta o fundamental diálogo efetivo com a comunidade escolar para adquirir potencialidade real de atingir seu objetivo declarado, qual seja, a melhoria “dos processos de ensinar e aprender nas escolas”.pt
dc.format.extent2529-2536-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectSistema de avaliaçãopt
dc.subjectOtimização da aprendizagempt
dc.subjectAvaliação democráticapt
dc.titleA trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca (FCHS)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-2529-2536.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.