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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140011
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Maria de Fátima da-
dc.contributor.authorMenin, Ana Maria da Costa Santos-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:34Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:39Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:34Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:39Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3558-3568-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140011-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140011-
dc.description.abstractA leitura e a produção textual têm sido alvo de grandes discussões por parte de educadores que atribuem o fracasso escolar ao aluno pelo fato de não saberem ler escrever. O que sabemos é que a leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de significados do texto, através dos seus objetivos, do conhecimento prévio. A leitura continuada e significativa leva o leitor a escrever com mais eficiência, pois a possibilidade de produzir bons textos tem sua origem na prática da leitura, espaço da construção de intertextualidade e fonte de referências modelizadoras.O presente estudo resulta de uma pesquisa de mestrado em Educação, na Unesp de Presidente Prudente, na linha de pesquisa: Formação de Professores. A observação cotidiana das salas de aula e do contexto escolar contribuiu para aprofundar o estudo das relações entre leitura e produção textual; verificar instrumentos de leitura e produção textuais utilizados na sala de aula de 5ª série (agora 6º ano, nova nomenclatura) e na 6ª série (7º ano), em uma Escola Estadual na D. E de São José do Rio Preto; e observar se tais instrumentos corroboram para a formação eficiente de alunos leitores e escritores. Foram utilizados para a coleta desses dados: questionários aplicados a professores, alunos e uma bibliotecária; observação em sala de aula e análise documental. Ao final da pesquisa, constato que ninguém escreve do nada, que os instrumentos de leitura utilizados em sala de aula colaboram para a formação eficiente de alunos leitores e escritores, desde que essas atividades sejam planejadas e que os professores obtenham conhecimentos teóricos - metodológicos sobre o assunto.pt
dc.format.extent3558-3568-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectProdução textualpt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.titleO resgate de uma prática pedagógica significativa em leitura e produção de textos no 6º ano e no 7º ano do ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-3558-3568.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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