Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140012
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria de Fátima da | - |
dc.contributor.author | Menin, Ana Maria da Costa Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:34Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:39Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:34Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:39Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 7935-7945 | - |
dc.identifier.issn | 2175-7054 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/140012 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140012 | - |
dc.description.abstract | No decorrer das últimas décadas, a leitura e a escrita tem sido alvo de reflexão e análise. São muitas as pesquisas que procuram entender o porquê do fracasso escolar nessas duas dimensões; pois muitos são os alunos que após anos a fio na escola, não compreendem o que leem, não fazem relações entre as múltiplas informações que recebem. Segundo vários autores como: Sole ( 1998), Jolibert (1994), Lajolo em Geraldi (1987), a leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significados através de seus objetivos, do conhecimento prévio. Não se trata de codificar letra por letra, palavra por palavra e sim, uma atividade que implica a produção e a constituição de sentidos. Apesar de problemas advindos de todos os lados, é na escola que as crianças aprendem a ler, sendo ela muitas vezes, a única a oferecer o contato com a leitura. Por isso, na escola alguns fatores são imprescindíveis para o ensino-aprendizagem de uma leitura e escrita eficientes: condições facilitadoras de aprendizagem, ambiente contextualizado, um professor mediador e planejamento. O presente estudo faz parte de minha pesquisa de mestrado em Educação, em andamento, na Unesp de Presidente Prudente, na linha de pesquisa: Formação de Professores, onde, pretendo observar e aprofundar o estudo das relações entre leitura e produção textual; verificar instrumentos de leitura e produção textuais utilizados na sala de aula de 5ª série (agora 6º ano, nova nomenclatura) , na D.E de São José do Rio Preto; e observar se tais instrumentos corroboram para a formação eficiente de alunos leitores e escritores. | pt |
dc.format.extent | 7935-7945 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Leitura | pt |
dc.subject | Escrita | pt |
dc.subject | Leitor | pt |
dc.title | Ler e escrever na escola: uma questão de mudanças pedagógicas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduaçaõ em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2175-7054-2009-7935-7945.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.