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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140028
- Title:
- Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 9708-2011
- O presente projeto de pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa "Profissão Docente: Formação, Identidade e Representações Sociais" - GPDFIRS, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq, bem como a linha de pesquisa: Infância e Educação do Programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente. O problema do estudo relaciona-se ao fato de que a educação infantil deveria ser um espaço privilegiado de desenvolvimento das faculdades humanas superiores de pensar e criar. No entanto, de modo geral, mantêm-se voltada para a aprendizagem da técnica da escrita, num processo de desrespeito as características do desenvolvimento da criança pequena. De acordo com a Teoria Histórico Cultural, abordagem que ilumina e orienta a investigação, podemos pensar que tal perspectiva ao invés de favorecer, pode dificultar a aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois nessa fase, seu modo de aprendizagem é peculiar, ou seja, ampara-se numa perspectiva lúdica em que o brincar apresenta-se como a atividade principal desses sujeitos. Deste modo, para estudar o problema, propõe-se como objetivo investigar as implicações das propostas pedagógicas que fornecem obstáculos ao processo de desenvolvimento das faculdades humanos superiores de pensamento e produção do pré-escolar (3 a 5 anos). Este estudo se insere na abordagem qualitativa e se organiza como pesquisa exploratória com procedimentos metodológicos do tipo estudo de caso: questionário do tipo inquérito, entrevista com os professores de Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente e análise da rotina e dos cadernos de atividades dos pré-escolares. Como resultados parciais constatamos a secundarização do jogo e da brincadeira na rotina do pré-escolar.
- 2011
- CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 643-654
- 643-654
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Pré-escola
- Prática Pedagógica
- Teoria histórico cultural
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/140028
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