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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140028
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Natálya Camargo de-
dc.contributor.authorGuimarães, Célia Maria-
dc.contributor.authorViotto Filho, Irineu Aliprando Tuim-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:41Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:38Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:41Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 643-654-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140028-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140028-
dc.description.abstractO presente projeto de pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa "Profissão Docente: Formação, Identidade e Representações Sociais" - GPDFIRS, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq, bem como a linha de pesquisa: Infância e Educação do Programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente. O problema do estudo relaciona-se ao fato de que a educação infantil deveria ser um espaço privilegiado de desenvolvimento das faculdades humanas superiores de pensar e criar. No entanto, de modo geral, mantêm-se voltada para a aprendizagem da técnica da escrita, num processo de desrespeito as características do desenvolvimento da criança pequena. De acordo com a Teoria Histórico Cultural, abordagem que ilumina e orienta a investigação, podemos pensar que tal perspectiva ao invés de favorecer, pode dificultar a aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois nessa fase, seu modo de aprendizagem é peculiar, ou seja, ampara-se numa perspectiva lúdica em que o brincar apresenta-se como a atividade principal desses sujeitos. Deste modo, para estudar o problema, propõe-se como objetivo investigar as implicações das propostas pedagógicas que fornecem obstáculos ao processo de desenvolvimento das faculdades humanos superiores de pensamento e produção do pré-escolar (3 a 5 anos). Este estudo se insere na abordagem qualitativa e se organiza como pesquisa exploratória com procedimentos metodológicos do tipo estudo de caso: questionário do tipo inquérito, entrevista com os professores de Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente e análise da rotina e dos cadernos de atividades dos pré-escolares. Como resultados parciais constatamos a secundarização do jogo e da brincadeira na rotina do pré-escolar.pt
dc.format.extent643-654-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectPré-escolapt
dc.subjectPrática Pedagógicapt
dc.subjectTeoria histórico culturalpt
dc.titleEducação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Educação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-643-654.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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