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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140028
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Natálya Camargo de | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Célia Maria | - |
dc.contributor.author | Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:41Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:38Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:41Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 643-654 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/140028 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140028 | - |
dc.description.abstract | O presente projeto de pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa "Profissão Docente: Formação, Identidade e Representações Sociais" - GPDFIRS, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq, bem como a linha de pesquisa: Infância e Educação do Programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente. O problema do estudo relaciona-se ao fato de que a educação infantil deveria ser um espaço privilegiado de desenvolvimento das faculdades humanas superiores de pensar e criar. No entanto, de modo geral, mantêm-se voltada para a aprendizagem da técnica da escrita, num processo de desrespeito as características do desenvolvimento da criança pequena. De acordo com a Teoria Histórico Cultural, abordagem que ilumina e orienta a investigação, podemos pensar que tal perspectiva ao invés de favorecer, pode dificultar a aprendizagem e desenvolvimento da criança, pois nessa fase, seu modo de aprendizagem é peculiar, ou seja, ampara-se numa perspectiva lúdica em que o brincar apresenta-se como a atividade principal desses sujeitos. Deste modo, para estudar o problema, propõe-se como objetivo investigar as implicações das propostas pedagógicas que fornecem obstáculos ao processo de desenvolvimento das faculdades humanos superiores de pensamento e produção do pré-escolar (3 a 5 anos). Este estudo se insere na abordagem qualitativa e se organiza como pesquisa exploratória com procedimentos metodológicos do tipo estudo de caso: questionário do tipo inquérito, entrevista com os professores de Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente e análise da rotina e dos cadernos de atividades dos pré-escolares. Como resultados parciais constatamos a secundarização do jogo e da brincadeira na rotina do pré-escolar. | pt |
dc.format.extent | 643-654 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Pré-escola | pt |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt |
dc.subject | Teoria histórico cultural | pt |
dc.title | Educação infantil uma etapa privilegiada de desenvolvimento humano: desafios e dilemas na efetivação de práticas pedagógicas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Educação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-643-654.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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