Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140039
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Talamoni, Ana Carolina Biscalquini | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:41Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:44Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:41Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:44Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5840-5850 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/140039 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140039 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende discutir resultados de pesquisa que objetivaram investigar as representações corporais articuladas por professores do ensino fundamental, situando suas origens culturais e históricas, e também apontar para as possíveis implicações destas concepções para a aprendizagem do tema “corpo humano” no âmbito da educação e mais especificamente, no ensino de ciências. Inúmeras pesquisas têm sido realizadas com o intuito de situar o corpo no processo educativo, questionando as conseqüências da prevalência de certas representações, como as cartesianas, na formação (ou formatação) dos indivíduos. Por outro lado, a presente pesquisa aponta para o fato de que, ao lado das representações cartesianas, também prevalecem no ensino representações metafísicas/religiosas acerca do corpo, colocando o aluno em contato com concepções que em última instância desqualificam o corpo em termos de percepção, alienam os aspectos subjetivos a partir dos quais desenvolve-se a corporalidade, fazendo imperar a idéia de um corpo “objeto” desprovido de humanidade e portanto, de difícil reconhecimento e assimilação por parte dos alunos. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 5840-5850 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Docência e “educação corporal” | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista [UNESP], Faculdade de Ciências (FC), Bauru | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-5840-5850.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.