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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140039
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTalamoni, Ana Carolina Biscalquini-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:41Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:44Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:41Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:44Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5840-5850-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140039-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140039-
dc.description.abstractO presente trabalho pretende discutir resultados de pesquisa que objetivaram investigar as representações corporais articuladas por professores do ensino fundamental, situando suas origens culturais e históricas, e também apontar para as possíveis implicações destas concepções para a aprendizagem do tema “corpo humano” no âmbito da educação e mais especificamente, no ensino de ciências. Inúmeras pesquisas têm sido realizadas com o intuito de situar o corpo no processo educativo, questionando as conseqüências da prevalência de certas representações, como as cartesianas, na formação (ou formatação) dos indivíduos. Por outro lado, a presente pesquisa aponta para o fato de que, ao lado das representações cartesianas, também prevalecem no ensino representações metafísicas/religiosas acerca do corpo, colocando o aluno em contato com concepções que em última instância desqualificam o corpo em termos de percepção, alienam os aspectos subjetivos a partir dos quais desenvolve-se a corporalidade, fazendo imperar a idéia de um corpo “objeto” desprovido de humanidade e portanto, de difícil reconhecimento e assimilação por parte dos alunos.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent5840-5850-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleDocência e “educação corporal”pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista [UNESP], Faculdade de Ciências (FC), Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-5840-5850.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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