You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140061
Title: 
A construção do processo grupal na escola: Possibilidades de ação coletiva em direção a práxis educativa
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
9708-2011
Sponsorship: 
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Abstract: 
Este texto resulta do trabalho coletivo dos membros do GEIPEE-thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e teoria históricocultural), em que procurou-se discutir nos momentos de HTPC (horário de trabalho pedagógico Coletivo), junto ao grupo gestor e professores de uma Escola publica de Ensino Fundamental de Presidente Prudente/ SP, a importância, possibilidades e limites da prática pedagógica. O objetivo dos encontros em HTPC visava construir condições diferenciadas no interior da escola, proporcionando aos professores e gestores, situações de formação continuada. Procurava-se oferecer oportunidades de reflexão sobre a prática pedagógica na escola, tendo em vista a superação de visões de senso comum presentes nas concepções e práticas dos professores, com finalidade de se construir um sentindo verdadeiramente crítico de educação, visando a emancipação humana. Na consecução dessas atividades, procurou-se, compreender a realidade dos professores de forma a respeitá-los na sua totalidade histórico-social e a manifestação das suas dificuldades de relação social, procurando, a partir dessa compreensão, criar condições práticoteóricas diferenciadas para a construção de novas relações sociais na escola, permeadas pelo diálogo - valorizado como expressão humana essencial -, pelo resgate de valores como respeito, compromisso e reconhecimento do outro como um igual, e enfatizando o trabalho coletivo como importante caminho para a superação das dificuldades vividas na escola, sobretudo na relação professor-aluno e aluno-aluno.
Issue Date: 
2011
Citation: 
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 35-46
Time Duration: 
35-46
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • Formação continuada
  • Trabalho educativo
  • Trabalho coletivo e humanização
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/140061
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.