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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140061
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorViotto Filho, Irineu Aliprando Tuim-
dc.contributor.authorSouza, Natálya Camargo de-
dc.contributor.authorPonce, Rosiane deFátima-
dc.contributor.authorPelegrini, Anderson de Oliveira-
dc.contributor.authorNunes, Felipe Barros-
dc.contributor.authorBezerra, Graziela Leite-
dc.contributor.authorBraghin, Márcio Luiz-
dc.contributor.authorMendonça, Raphael Moraes-
dc.contributor.authorNunes, Rodrigo Lima-
dc.contributor.authorRicardo, Suelen Jane-
dc.contributor.authorFélix, Tatiane da Silva Pires-
dc.contributor.authorCarvalho, Thiago Henrique de-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:47Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:48Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:47Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 35-46-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140061-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140061-
dc.description.abstractEste texto resulta do trabalho coletivo dos membros do GEIPEE-thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e teoria históricocultural), em que procurou-se discutir nos momentos de HTPC (horário de trabalho pedagógico Coletivo), junto ao grupo gestor e professores de uma Escola publica de Ensino Fundamental de Presidente Prudente/ SP, a importância, possibilidades e limites da prática pedagógica. O objetivo dos encontros em HTPC visava construir condições diferenciadas no interior da escola, proporcionando aos professores e gestores, situações de formação continuada. Procurava-se oferecer oportunidades de reflexão sobre a prática pedagógica na escola, tendo em vista a superação de visões de senso comum presentes nas concepções e práticas dos professores, com finalidade de se construir um sentindo verdadeiramente crítico de educação, visando a emancipação humana. Na consecução dessas atividades, procurou-se, compreender a realidade dos professores de forma a respeitá-los na sua totalidade histórico-social e a manifestação das suas dificuldades de relação social, procurando, a partir dessa compreensão, criar condições práticoteóricas diferenciadas para a construção de novas relações sociais na escola, permeadas pelo diálogo - valorizado como expressão humana essencial -, pelo resgate de valores como respeito, compromisso e reconhecimento do outro como um igual, e enfatizando o trabalho coletivo como importante caminho para a superação das dificuldades vividas na escola, sobretudo na relação professor-aluno e aluno-aluno.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.format.extent35-46-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectTrabalho educativopt
dc.subjectTrabalho coletivo e humanizaçãopt
dc.titleA construção do processo grupal na escola: Possibilidades de ação coletiva em direção a práxis educativapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-35-46.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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