Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140061
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim | - |
dc.contributor.author | Souza, Natálya Camargo de | - |
dc.contributor.author | Ponce, Rosiane deFátima | - |
dc.contributor.author | Pelegrini, Anderson de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Nunes, Felipe Barros | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Graziela Leite | - |
dc.contributor.author | Braghin, Márcio Luiz | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Raphael Moraes | - |
dc.contributor.author | Nunes, Rodrigo Lima | - |
dc.contributor.author | Ricardo, Suelen Jane | - |
dc.contributor.author | Félix, Tatiane da Silva Pires | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Thiago Henrique de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:48Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:47Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:48Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:47Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 35-46 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/140061 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140061 | - |
dc.description.abstract | Este texto resulta do trabalho coletivo dos membros do GEIPEE-thc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e teoria históricocultural), em que procurou-se discutir nos momentos de HTPC (horário de trabalho pedagógico Coletivo), junto ao grupo gestor e professores de uma Escola publica de Ensino Fundamental de Presidente Prudente/ SP, a importância, possibilidades e limites da prática pedagógica. O objetivo dos encontros em HTPC visava construir condições diferenciadas no interior da escola, proporcionando aos professores e gestores, situações de formação continuada. Procurava-se oferecer oportunidades de reflexão sobre a prática pedagógica na escola, tendo em vista a superação de visões de senso comum presentes nas concepções e práticas dos professores, com finalidade de se construir um sentindo verdadeiramente crítico de educação, visando a emancipação humana. Na consecução dessas atividades, procurou-se, compreender a realidade dos professores de forma a respeitá-los na sua totalidade histórico-social e a manifestação das suas dificuldades de relação social, procurando, a partir dessa compreensão, criar condições práticoteóricas diferenciadas para a construção de novas relações sociais na escola, permeadas pelo diálogo - valorizado como expressão humana essencial -, pelo resgate de valores como respeito, compromisso e reconhecimento do outro como um igual, e enfatizando o trabalho coletivo como importante caminho para a superação das dificuldades vividas na escola, sobretudo na relação professor-aluno e aluno-aluno. | pt |
dc.description.sponsorship | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.format.extent | 35-46 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação continuada | pt |
dc.subject | Trabalho educativo | pt |
dc.subject | Trabalho coletivo e humanização | pt |
dc.title | A construção do processo grupal na escola: Possibilidades de ação coletiva em direção a práxis educativa | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-35-46.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.