You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140065
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorWiezzel, Andréia Cristiane Silva-
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:42:48Z-
dc.date.available2016-06-28T17:32:49Z-
dc.date.available2016-10-25T21:42:48Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 1499-1509-
dc.identifier.issn9708-2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140065-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140065-
dc.description.abstractSão freqüentes as queixas de professores da educação infantil quanto a alunos tidos como agressivos e que interferem em sua aprendizagem e/ou na do grupo. Tendo em vista tal problemática, pensou-se num projeto em que se pudesse atuar na investigação e intervenção quanto aos alunos que demonstram condutas agressivas. O método utilizado é o qualitativo e a pesquisa é desenvolvida com 12 (doze) crianças entre quatro e seis anos e seis professores. São utilizadas, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas com os professores e pais e observações e encontros lúdicos individuais com as crianças. Além disso, os respectivos professores são orientados sobre formas de proceder com as crianças em sala de aula. Pode-se afirmar, preliminarmente, que as possíveis causas às condutas agressivas entre as crianças estudadas estão relacionadas a angústias, concepções sobre si mesmas com base em como são tratadas pelos pais e ter passado ou estarem passando por fatos que as fizeram ou ainda as fazem sofrer física e/ou emocionalmente. Provavelmente tais fatores estejam influenciando em suas dificuldades de relacionamento, caracterizadas por agressões físicas, pequenos furtos, rebeldia. Após as intervenções lúdicas e orientações aos professores, o quadro tem sofrido alguma melhora, na concepção dos últimos. As crianças têm estado mais calmas e tranqüilas em sala de aula, mais comprometidas com sua aprendizagem e se relacionando de forma mais satisfatória com colegas e professores. Os episódios de pequenos furtos e agressões físicas tiveram considerável diminuição.pt
dc.format.extent1499-1509-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectCriançapt
dc.subjectEscolapt
dc.subjectAgressividadept
dc.titleRelações interpessoais em sala de aula: estudo e intervenção com crianças consideradas agressivas pelos professorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (FCT)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-1499-1509.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.