Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140065
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Wiezzel, Andréia Cristiane Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:49Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:42:48Z | - |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:49Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:42:48Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 1499-1509 | - |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/140065 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140065 | - |
dc.description.abstract | São freqüentes as queixas de professores da educação infantil quanto a alunos tidos como agressivos e que interferem em sua aprendizagem e/ou na do grupo. Tendo em vista tal problemática, pensou-se num projeto em que se pudesse atuar na investigação e intervenção quanto aos alunos que demonstram condutas agressivas. O método utilizado é o qualitativo e a pesquisa é desenvolvida com 12 (doze) crianças entre quatro e seis anos e seis professores. São utilizadas, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas com os professores e pais e observações e encontros lúdicos individuais com as crianças. Além disso, os respectivos professores são orientados sobre formas de proceder com as crianças em sala de aula. Pode-se afirmar, preliminarmente, que as possíveis causas às condutas agressivas entre as crianças estudadas estão relacionadas a angústias, concepções sobre si mesmas com base em como são tratadas pelos pais e ter passado ou estarem passando por fatos que as fizeram ou ainda as fazem sofrer física e/ou emocionalmente. Provavelmente tais fatores estejam influenciando em suas dificuldades de relacionamento, caracterizadas por agressões físicas, pequenos furtos, rebeldia. Após as intervenções lúdicas e orientações aos professores, o quadro tem sofrido alguma melhora, na concepção dos últimos. As crianças têm estado mais calmas e tranqüilas em sala de aula, mais comprometidas com sua aprendizagem e se relacionando de forma mais satisfatória com colegas e professores. Os episódios de pequenos furtos e agressões físicas tiveram considerável diminuição. | pt |
dc.format.extent | 1499-1509 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Criança | pt |
dc.subject | Escola | pt |
dc.subject | Agressividade | pt |
dc.title | Relações interpessoais em sala de aula: estudo e intervenção com crianças consideradas agressivas pelos professores | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente (FCT) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-1499-1509.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.