You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140159
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDornfeld, Carolina Buso [UNESP]-
dc.contributor.authorFerreira, Elisa Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2016-07-01T13:09:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:43:03Z-
dc.date.available2016-07-01T13:09:35Z-
dc.date.available2016-10-25T21:43:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERREIRA, Elisa Maria dos Santos. Ensino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientais. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2016.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140159-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140159-
dc.description.abstractCurricular greening is to initiate environmental education (EE) from a level already established, adapting processes, content and practices to the objectives and principles of EE. The objectives of this research were to analyze the changes in science education curriculum, especially with the implementation of Model School of Integral Educationand, verify that environmental education permeates the contente in the science classes. The methodology were: documental analysis, questionnaires with the school management, science teachers and students of the 6th year and observation of the science classes. The perception of teachers, administrators and students about the alterations (such as experimental practical classes, laboratory and electives classes) were positive for an effective education in science. The documental analysis and questionnaires answered by managers and teachers, pointed that there is posibility to work with Environmental Education in association with the work of the classes of scienceen
dc.description.abstractAmbientalizar um currículo é iniciar a educação ambiental (EA) a partir de um patamar já estabelecido, adaptando processos, conteúdos e práticas aos objetivos e princípios da EA. Os objetivos da presente pesquisa foram analisar as modificações ocorridas no currículo de Ensino de Ciências, especialmente com a implementação do Programa de Ensino Integral da escola e verificar se a Educação Ambiental perpassa os conteúdos disciplinares. Como metodologia foram realizadas: Análise documental, questionários com o gestor escolar, professores de ciências e com os alunos do 6° ano e observação das aulas de ciências. Pela visão dos professores, dos gestores e dos alunos, as alterações ocorridas (tais como aulas práticas experimentais, laboratório e disciplinas eletivas) foram positivas para uma efetivação do ensino de ciências. A análise documental, bem como dos questionários respondidos pelos gestores e professores, apontou que existe espaço para o trabalho com Educação Ambiental em conjunto com o trabalho da disciplina de ciênciaspt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCiencia - Estudo e ensino (Elementar)pt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEnvironmental educationpt
dc.titleEnsino de ciências em uma escola de ensino integral: enfoque nas questões ambientaispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-22/000867260.pdf-
dc.identifier.aleph867260-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.