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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140645
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBatista, Angelina-
dc.date.accessioned2016-07-07T12:34:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:44:13Z-
dc.date.available2016-07-07T12:34:49Z-
dc.date.available2016-10-25T21:44:13Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.ibb.unesp.br/home/departamentos/educacao/simbio-logias-
dc.identifier.citationSimbio-Logias, v. 04, n. 06, p. 01-11, 2011.-
dc.identifier.issn1983-3253-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140645-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140645-
dc.description.abstractWriting a text is closely related to creative imagination, freedom of expression, and communicattion of meaning by means of language. When students are invited to write in the classroom, attention to grammatical correctness often takes the place of imagination, expression and meaning attribution, leaving no room for subtle significations expressing subjective lived experiences. We analyse two texts written by a student, with the goal of applying knowledge from Anthropology and Analitical Psychology. Although they present some grammatical problems and apparent simplicity, they convey meanings and lived experiences of the author. We stress that writing is mostly one way of bringing the interpretation of subjective lived experiences to the objectivity of the external world, finding their way in oral or written language.en
dc.description.abstractA escrita de um texto diz respeito muito mais a uma imaginação criadora, a uma liberdade de expressão, a uma possibilidade de inscrição de sentidos que se utilizam da linguagem para serem ditos. Quando os alunos são convidados a escrever, nas aulas de redação, a preocupação com a correção gramatical sobrepõe-se aos significados que o texto poderia ter, sobretudo àquelas significações mais sutis, que expressariam conteúdos mais vivenciais e internos de quem escreve. Com o objetivo de aplicar os conhecimentos advindos de estudos antropológicos e da psicologia analítica, buscamos analisar duas redações, de um mesmo autor, procurando ver nelas, apesar de elas apresentarem alguns problemas gramaticais e uma aparente pobreza na escrita, uma significação que diz respeito a seu autor e aos momentos de vida que estão sendo vividos. É preciso lembrar que escrever é, antes de tudo, uma forma de trazer para a objetividade do mundo exterior, a interpretação de vivências subjetivas que, para serem comunicadas, precisam encontrar caminhos na linguagem tanto oral quanto escrita.pt
dc.format.extent1-11-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectProduction of textsen
dc.subjectImagery and writtenen
dc.subjectSymbolic imaginationen
dc.subjectProdução de textospt
dc.subjectImaginário e escritapt
dc.subjectImaginação simbólicapt
dc.titleA prática pedagógica da escrita: para além da gramáticapt
dc.title.alternativeThe teaching practic of writing: beyond grammaren
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Distrito de Rubião Júnior, Rubião Júnior, CEP 18618-000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Botucatu, Distrito de Rubião Júnior, Rubião Júnior, CEP 18618-000, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1983-3253-2011-04-06-01-11.pdf-
dc.relation.ispartofSimbio-Logias-
dc.identifier.lattes9087428606376572-
dc.identifier.lattes1075218626008749-
dc.identifier.lattes6219730147362751-
dc.identifier.lattes3581302641014257-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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