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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140652
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Paulo César-
dc.contributor.authorSilva, Alan Andrew dos Santos da-
dc.contributor.authorSantos, Bruna Bertoloni dos-
dc.contributor.authorBarreto, Ana Carolina da Silva-
dc.contributor.authorTortorella Filho, Ricardo-
dc.date.accessioned2016-07-07T12:34:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:44:14Z-
dc.date.available2016-07-07T12:34:51Z-
dc.date.available2016-10-25T21:44:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/40-
dc.identifier.citationVidya, v. 34, n. 2, p. 75-94, 2014.-
dc.identifier.issn2176-4603-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140652-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140652-
dc.description.abstractThis work investigated educational practice about science teaching in primary school, regarding the different curricular contents modalities. The analysis of the strategies used for Literacy teaching and natural science relate to procedural contents. This study investigated the educative practice of teachers in two classrooms. The data collected show what the teaching strategies and procedural contents were similar in the different learning spaces. Consequently, may influence the learning of specifics procedural contents of natural science. To search for procedures that could promote primary teachers autonomy in selection and performance of these educational practices connected with teaching professional qualification programs about conceptual knowledge in natural science domain.en
dc.description.abstractAlfabetização em Língua Portuguesa e Ciências Naturais requer conteúdos disciplinares que nem sempre caminham juntos na rotina dos anos iniciais do Ensino Fundamental – EF. Por meio de parâmetros da Pesquisa Qualitativa, buscouse descrever e analisar a prática educativa, com ênfase em repertórios de ensino e conteúdos procedimentais, de duas docentes em contextos distintos: Reforço Escolar e Ciências Naturais. A obtenção dos dados ocorreu mediante observação direta dos diferentes contextos, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam que: (a) as aulas, mesmo em ciências naturais, estão voltadas a desenvolver a alfabetização na língua materna; e que (b) a manutenção e preferências por determinadas práticas educativas expositivas num ensino por transmissão, provenientes de um Modelo do Ensino Tradicional, podem comprometer a aprendizagem dos alunos e seus desempenhos, no que se espera, em termos de capacidades, tanto em ciências naturais quanto em língua portuguesa.pt
dc.format.extent75-94-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectScience educationen
dc.subjectTraditional teachingen
dc.subjectEducational practiceen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectModelo de ensino tradicionalpt
dc.subjectPrática educativapt
dc.titleComparando práticas educativas no contexto do reforço escolar e em ciências naturaispt
dc.title.alternativeComparing educational practices in school tutoring and science educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2176-4603-2014-34-02-75-94.pdf-
dc.relation.ispartofVidya-
dc.identifier.orcid0000-0003-2440-8097pt
dc.identifier.lattes7923435441644990-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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