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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGimenez, Fabiana Veronez Martelato-
dc.contributor.authorHiga, Elza de Fátima Ribeiro-
dc.contributor.authorDuarte, Marli Terezinha Cassamassimo-
dc.contributor.authorTonete, Vera Lucia Pamplona-
dc.date.accessioned2016-07-07T12:34:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:44:18Z-
dc.date.available2016-07-07T12:34:59Z-
dc.date.available2016-10-25T21:44:18Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/6635-
dc.identifier.citationRevista de Enfermagem UFPE On Line, v. 8, n. 8, p. 2770-2780, 2014.-
dc.identifier.issn1981-8963-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140682-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140682-
dc.description.abstractObjectives: to describe, from its implementation, the project Health and Prevention at Schools, in Marília, São Paulo, Brazil, and to analyze the organizational, structural, operational, and dynamic aspects of the work done, with a view to obtaining grants for its intersectoral management. Method: qualitative study, with data produced through direct observation, documentary analysis, and semi-structured interviews with 31 health and education professionals and students. We applied the content analysis technique, in its thematic modality. The study was approved by the Research Ethics Committee of the School of Medicine of Botucatu, of the São Paulo State University (UNESP), under the Protocol 4,041/2011. Results: despite the difficulties, the project in focus has complied with its objectives, establishing itself as a fruitful intersectoral initiative, however, there is no systematic evaluation of its actions. Conclusion: to consolidate and expand intersectoral actions, especially those with an evaluative design, there is a need to strengthen relations between the sectors involved, parents and the community, as well as greater participation of students at the various times and spaces where they take place.en
dc.description.abstractObjetivos: describir, desde su implementación, el proyecto Salud y Prevención en las Escuelas, en Marília, São Paulo, Brasil, y analizar los aspectos organizativos, estructurales, operacionales y de dinámica del trabajo realizado, con miras a la obtención de subvenciones para su gestión intersectorial. Método: estudio cualitativo, con datos producidos a través de observación directa, análisis documental y entrevistas semiestructuradas con 31 profesionales de salud y educación y estudiantes. Se empleó la técnica de análisis de contenido, en su modalidad temática. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Facultad de Medicina de Botucatu, de la Universidad Estadual Paulista (Unesp), bajo el Protocolo 4.041/2011. Resultados: a pesar de las dificultades, el proyecto en foco ha cumplido con sus objetivos, estableciéndose como una iniciativa intersectorial fructífera, sin embargo, no hay una evaluación sistemática de sus acciones. Conclusión: para consolidar y ampliar acciones intersectoriales, especialmente aquellas evaluativas, hay una necesidad de fortalecer las relaciones entre los sectores involucrados, padres y comunidad, así como una mayor participación de los estudiantes en los distintos momentos y espacios donde se llevan a cabo.es
dc.description.abstractObjetivos: descrever, desde sua implantação, o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, em Marília (SP), e analisar os aspectos organizacionais, estruturais, operacionais e de dinâmica do trabalho realizado, com vistas a obter subsídios para sua gestão intersetorial. Método: estudo qualitativo, com dados produzidos por observação direta, análise documental e entrevistas semiestruturadas com 31 profissionais da saúde e educação e estudantes. Empregou-se a técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob o Protocolo n. 4.041/2011. Resultados: apesar das dificuldades, o projeto em foco tem cumprido seus objetivos, consolidando-se como profícua iniciativa intersetorial, porém, sem avaliação sistemática de suas ações. Conclusão: para consolidar e ampliar ações intersetoriais, especialmente as avaliativas, faz-se necessário estreitar as relações entre os setores envolvidos, pais e comunidade, bem como maior participação dos estudantes nos diferentes momentos e espaços de sua ocorrência.pt
dc.format.extent2770-2780-
dc.language.isopor-
dc.language.isoeng-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEvaluation of health programs and projectsen
dc.subjectHealth promotionen
dc.subjectIntersectoral actionen
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectEvaluación de programas y proyectos de saludes
dc.subjectPromoción de la saludes
dc.subjectAcción intersectoriales
dc.subjectAdolescentees
dc.subjectAvaliação de programas e projetos de saúdept
dc.subjectPromoção da saúdept
dc.subjectAção intersetorialpt
dc.subjectAdolescentept
dc.titleAnálise do projeto saúde e prevenção nas escolas: contribuições à gestão intersetorialpt
dc.title.alternativeAnalysis of the project health and prevention at schools: contributions to intersectoral managementen
dc.title.alternativeAnálisis del proyecto salud y prevención en las escuelas: contribuciones a la gestión intersectoriales
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionSecretaria Municipal de Saúde de Marília-
dc.contributor.institutionFaculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Enfermagem, Faculdade de Medicina de Botucatu-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8963-2014-08-08-2770-2780-en.pdf-
dc.identifier.fileISSN1981-8963-2014-08-08-2770-2780-pt.pdf-
dc.relation.ispartofRevista de Enfermagem UFPE On Line-
dc.identifier.lattes8201336367469130-
dc.identifier.lattes7941927299314984-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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