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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141367
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorHamamoto Filho, Pedro Tadao-
dc.contributor.authorOliveira, Cristiano Claudino-
dc.contributor.authorSilva, Ludmila Almeida-
dc.contributor.authorCarvalho, Lídia Raquel de-
dc.contributor.authorPeraçoli, José Carlos-
dc.contributor.authorBorges, Vera Therezinha Medeiros-
dc.date.accessioned2016-07-07T12:38:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:00Z-
dc.date.available2016-07-07T12:38:01Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:00Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000500013-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 3, p. 381-386, 2012.-
dc.identifier.issn0100-5502-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141367-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141367-
dc.description.abstractEvaluation is a very important part of the teaching-learning process. Different methods and actors may provide distinct elements for a better comprehension on the efficacy of the educational process. This way, there is an increasing attention for evaluation of students’ abilities and attitudes. To involve patients in the evaluation may also provide special information. The present study evaluated students abilities and competences during Obstetrics clerkship through patients’ perspectives. The questionnaire used a Likert scale and it was divided into three aspects: abilities of communication, clinical exam and professionalism. The results showed a good evaluation possibly due to a gratitude bias. However some items had a higher percentage of negative answers and these points should be noted by medical schools, as they can impact professional behavior. Patients’ perspectives to evaluate medical students may provide feedback in order to improve medical education.en
dc.description.abstractA avaliação é fundamental para o processo ensino-aprendizagem. Diferentes métodos de avaliação e diversos atores envolvidos na avaliação podem fornecer elementos distintos, que, somados, fornecem melhor compreensão sobre a efetividade do processo educacional em suas variadas dimensões. A avaliação de habilidades e atitudes de estudantes tem recebido grande atenção recentemente. O envolvimento de pacientes no processo pode ser contributivo, pois sua perspectiva acrescenta informações ímpares. O presente estudo avaliou a aquisição de competências e habilidades de estudantes de Medicina no internato de Obstetrícia, sob o ponto de vista de gestantes. As pacientes responderam a um questionário segundo escala de Likert, com itens de avaliação divididos em habilidades de comunica- ção, exame físico e profissionalismo. Os resultados mostraram boa avaliação dos estudantes em geral, o que atribuímos ao sentimento de gratidão das pacientes. Algumas questões com maiores frequências de respostas negativas, porém, apontam aspectos que merecem maior atenção da escola médica pelo impacto que podem trazer à prática profissional. A perspectiva de pacientes na avaliação do estudante de Medicina poderá balizar estratégias de feedback para qualificar a formação médica.pt
dc.format.extent381-386-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEducational measurementen
dc.subjectClinical competenceen
dc.subjectPatient centered careen
dc.subjectMedical educationen
dc.subjectAvaliação educacionalpt
dc.subjectCompetência clínicapt
dc.subjectAssistência centrada no pacientept
dc.subjectEducação médicapt
dc.titleFeedback de usuários como subsídio para avaliação do estudante de medicinapt
dc.title.alternativePatient’s feedback for medical students’ evaluationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Saúde Pública, Botucatu, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Saúde Pública, Botucatu, SP, Brasil-
dc.identifier.doi10.1590/S0100-55022012000500013-
dc.identifier.scieloS0100-55022012000500013-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0100-55022012000500013.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica-
dc.identifier.lattes9309759030087536-
dc.identifier.lattes4844380942902865-
dc.identifier.lattes9816735154471425-
dc.identifier.lattes1959358415883904-
dc.identifier.lattes9349360966928688-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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