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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141371
Título: 
Origem do conhecimento sobre HIV/AIDS: entre o pessoal e o acadêmico
Título alternativo: 
The origin of the knowledge about HIV/Aids: between the personal and the academic
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0100-5502
Financiador: 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Número do financiamento: 
FAPESP: 2007/07895-2
Resumo: 
  • Knowledge on HIV/AIDS has accumulated after two decades of the epidemic; however, studies show the need for changes in teaching so as to transform future professionals’ attitudes. In this scenario, the present study aimed at identifying the HIV/AIDS knowledge of students in the fifth year of a medicine undergraduate program. A positive self-evaluation concerning HIV/AIDS knowledge was found in association with undergraduate education as regards to biosafety for professional practice. Nevertheless, concerning sexual behavior, academic education did not have the same impact, since students reported previous knowledge, which was acquired from the media, secondary education and family and social relations, as determinant in their sexual practice. The results presented showed that teaching establishments must be responsible for critical awareness, which can develop prevention as the best form to control the disease. But this type of knowledge must make sense to students as future health care professionals, and particularly as citizens who are exposed to risks.
  • Há um conhecimento acumulado sobre HIV/AIDS após duas décadas de epidemia, no entanto, estudos mostram a necessidade de mudanças na abordagem do ensino para transformação das posturas dos futuros profissionais. Neste contexto, objetivou-se identificar o conhecimento sobre HIV/AIDS entre alunos do 5º ano de um curso de medicina. Encontrou-se uma auto-avaliação positiva sobre o conhecimento em relação ao HIV/AIDS atrelado à formação durante a graduação, principalmente no que diz respeito à biossegurança para o exercício profissional. Já em relação ao comportamento sexual, a formação acadêmica não teve o mesmo impacto, pois os estudantes indicam como determinante no exercício da sexualidade o conhecimento prévio, adquirido através da mídia, ensino médio, relações familiares e sociais. Os resultados apresentados mostraram que a instituição formadora deve ser responsável pela consciência crítica capaz de desenvolver a prevenção como a melhor forma de controlar a doença. Mas, este tipo de ensinamento tem que fazer sentido para o aluno enquanto futuro profissional da saúde e principalmente enquanto cidadão exposto a riscos.
Data de publicação: 
2012
Citação: 
Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 2, p. 197-203, 2012.
Duração: 
197-203
Palavras-chaves: 
  • Medical education
  • HIV infections
  • Acquired immunodeficiency syndrome
  • Knowledge
  • Educação médica
  • Infecções por HIV
  • Síndrome da imunodeficiência adquirida
  • Conhecimento
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400007
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141371
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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