You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141539
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Hélio Ricardo-
dc.contributor.authorMarques, Artur Pantoja-
dc.contributor.authorSilva, Cristina Lacerda Soares Petrarolha-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:22Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:18Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9500-9509-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141539-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141539-
dc.description.abstractO presente trabalho, tem por objetivo apresentar os resultados da utilização das técnicas de ensino-aprendizagem Cartazes em Grupo (CG) e Grupo de Observação versus Grupo de Verbalização (GOxGV), comparadas a técnica expositiva, aplicadas na área de Geotecnologias, de 1988 a 2013. As técnicas nas quais os alunos aprenderam agindo (CG) e (GOxGV), foram aplicadas entre 1998 a 2013 e comparadas à técnica expositiva tradicional utilizada até 1997, no curso de Agronomia da FEIS/UNESP. Na técnica (CG), aplicada na primeira aula do semestre letivo, propõem-se aos alunos esquematizar em cartazes “o que é”, “para que serve” e “como funciona” o Sensoriamento Remoto. Observou-se que os alunos possuíam informações sobre o tema, mas não demonstraram conhecimento sobre a importância da energia radiante. A técnica GOxGV foi escolhida para discutir um texto que abordava a interação da radiação eletromagnética com a planta. Durante a aplicação da técnica, o GV discutiu o conteúdo do texto, enquanto o GO apenas observava e anotava conceitos que considerou falhos na discussão do GV. Em seguida o GO fez suas colocações, procurando corrigir ou complementar, enquanto o GV apenas ouvia. Finalizando, o professor complementou o tema e quando necessário retificou conceitos apresentados pelos alunos. Por meio dessas técnicas de participação ativa dos alunos, constatou-se uma melhor interação alunos x alunos e professor x alunos, ficando o docente com o papel centrado na mediação da aprendizagem. Verificou-se que o ensino-aprendizagem foi mais eficiente e agradável do que na técnica expositiva. Além disso, o docente teve um feedback imediato sobre a aprendizagem dos alunos, o que não sucedeu na técnica expositiva.pt
dc.format.extent9500-9509-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEnergia radiantept
dc.subjectImagens de satélitept
dc.subjectTécnicas de aprendizagempt
dc.titleEnsino-aprendizagem das geotecnologias na universidade: uma proposta baseada no saber dos alunos como ponto de partida do trabalho pedagógicopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionFundação Educacional de Andradina (FEA)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9500-9509.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.