Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141541
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Ana Clédina Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Harryson Junio Lessa | - |
dc.contributor.author | Peralta, Deise Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:22Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:22Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:22Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:22Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2201-2212 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141541 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141541 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo contribuir com as discussões acerca do conceito de “diversidade cultural” e sua importância para a formação de professores. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com enfoque nos autores que discutem temáticas relacionadas à diversidade cultural. Vale ressaltar que este trabalho baseou-se nos estudos doutorais realizados sobre “A formação de professores e a diversidade cultural nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática”. Os resultados apontam que nos últimos anos têm aumentado o volume de pesquisas realizadas na área de educação relativas às temáticas da diversidade cultural, tais como questões étnico-raciais, diversidade sexual, diversidade de gênero, etc. No entanto, seu conceito ainda é pouco explorado, carregando consigo a polissemia do diverso como “diferente”, ou seja, diversidade como “dessemelhança” ou como “desigualdade”. Este estudo se detém na discussão acerca do combate às diferenças enquanto desigualdades, apontando que não basta que as políticas públicas e escolas desenvolvam ações que apenas identifiquem situações de dessemelhanças entre indivíduos, mas que haja maior consciência acerca do combate aos preconceitos e discriminações e de respeito ao outro. O estudo aponta ainda que a formação inicial de professores pouco tem contribuído para a produção de saberes/conhecimentos e práticas inerentes à relação entre “educação e diversidade”. | pt |
dc.format.extent | 2201-2212 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Diversidade cultural na escola: diálogos necessários | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-2201-2212.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.