Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141542
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Silvia Regina Vieira da-
dc.contributor.authorLomba, Layene Lucio-
dc.contributor.authorViana, Nayana da Silva-
dc.contributor.authorPolizeli, Nayara Aparecida Leite-
dc.contributor.authorRossetto, Daniela Zanardo-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:23Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:22Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:23Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3921-3929-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141542-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141542-
dc.description.abstractNeste relato compartilharemos experiências relacionadas a um projeto de formação continuada desenvolvido em 2012 com profissionais vinculados a Secretaria Municipal de Educação de Ilha Solteira – SP (anos iniciais do ensino fundamental). A Geometria surgiu, desde 2010 (projetos anteriores), devido à relevância da área e pela inexistência de cursos específicos na cidade. O referido projeto envolveu, diretamente, três professoras formadoras e, indiretamente, todo o magistério do município (alfabetizadores). As professoras formadoras assumiram o papel de “multiplicadoras” ao coordenarem, auxiliadas por alunas do curso de Licenciatura em Matemática/UNESP/Ilha Solteira, reuniões com os alfabetizadores municipais. Logo, todos participaram do projeto, ao contrário do ocorrido em anos anteriores, quando participava somente quem se inscrevia. Na época, tal perspectiva nos deixava apreensivos porque, possivelmente, estaríamos nos reunindo com pessoas que não gostariam de participar de um projeto relacionado à Geometria. No caso das “multiplicadoras” subentendíamos que estariam dispostas por aceitarem assumir a função de professoras formadoras. De qualquer forma acreditávamos que o projeto só atingiria o objetivo se conquistássemos todos os envolvidos. No início, considerando que havia outros cursos em andamento (EMAI e Programa ler e escrever), houve certa resistência dos professores com relação ao projeto; numa escola os professores chegaram a assinar um abaixo-assinado solicitando a não participação em mais um projeto. Mas, depois de conhecerem a forma como conduzíamos o trabalho, foi tranqüilo. Portanto, neste texto, descreveremos as vivências ocorridas durante o desenvolvimento do referido projeto.pt
dc.format.extent3921-3929-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectMultiplicadorespt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectNarrativapt
dc.titleFormação continuada de professores que ensinam geometria na rede municipal de ensino de Ilha Solteirapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Matemática, Ilha Solteira, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3921-3929.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.