Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141547
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Calixto, Eulália Araújo | - |
dc.contributor.author | Maia, Graziela Zambão Abdian | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:25Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:23Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:25Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:23Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2382-2394 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141547 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141547 | - |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa foi levantar, sistematizar e analisar as publicações sobre a formação dos educadores que priorizavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. A proposta apresentou como material principal as referências listadas sobre o assunto na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (2007) e realizou como procedimentos metodológicos: o levantamento destas referências, que incluem livros/artigos, documentos de entidades e legislação -, a sistematização e a análise de conteúdo daquelas que privilegiavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. O referencial teórico para análise do material coletado foi o que afirma a especificidade da Administração Escolar e suas possíveis contribuições para a transformação social (PARO, 1986. Da análise dos documentos das entidades relacionadas à Educação, entre outros aspectos, identifica-se a conquista em relação ao reconhecimento do curso de Pedagogia como o lócus de formação do professor da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, com conhecimentos da gestão e da pesquisa, entretanto, indica-se a preocupação com a administração/gestão escolar, principalmente em relação à atuação do administrador/gestor e ao desenvolvimento teórico da área. A pesquisa objetivou contribuir ao identificar o que pensa/ defende as entidades sobre esta formação; o que determinou/determina a legislação e, conseqüentemente, a concepção que se tem sobre a função da administração escolar nos termos legais; o que indicam/ explicam as pesquisas na área. | pt |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 2382-2394 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação do educador | pt |
dc.subject | Formação do administrador/gestor escolar | pt |
dc.subject | Diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia | pt |
dc.title | Formação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007 | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Marília, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Marília, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-2382-2394.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.