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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCalixto, Eulália Araújo-
dc.contributor.authorMaia, Graziela Zambão Abdian-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:25Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:23Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:25Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:23Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2382-2394-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141547-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141547-
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa foi levantar, sistematizar e analisar as publicações sobre a formação dos educadores que priorizavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. A proposta apresentou como material principal as referências listadas sobre o assunto na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (2007) e realizou como procedimentos metodológicos: o levantamento destas referências, que incluem livros/artigos, documentos de entidades e legislação -, a sistematização e a análise de conteúdo daquelas que privilegiavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. O referencial teórico para análise do material coletado foi o que afirma a especificidade da Administração Escolar e suas possíveis contribuições para a transformação social (PARO, 1986. Da análise dos documentos das entidades relacionadas à Educação, entre outros aspectos, identifica-se a conquista em relação ao reconhecimento do curso de Pedagogia como o lócus de formação do professor da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, com conhecimentos da gestão e da pesquisa, entretanto, indica-se a preocupação com a administração/gestão escolar, principalmente em relação à atuação do administrador/gestor e ao desenvolvimento teórico da área. A pesquisa objetivou contribuir ao identificar o que pensa/ defende as entidades sobre esta formação; o que determinou/determina a legislação e, conseqüentemente, a concepção que se tem sobre a função da administração escolar nos termos legais; o que indicam/ explicam as pesquisas na área.pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent2382-2394-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação do educadorpt
dc.subjectFormação do administrador/gestor escolarpt
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogiapt
dc.titleFormação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Marília, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Marília, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2382-2394.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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