You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141548
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Pedro Wagner-
dc.contributor.authorSicca, Natalina Aparecida Laguna-
dc.contributor.authorFernandes, Maria Cristina da Silveira Galan-
dc.contributor.authorAlves, Maurilio Antonio Ribeiro-
dc.contributor.authorFernandes, Silvia Aparecida de Sousa-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:25Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:23Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:25Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:23Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5676-5688-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141548-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141548-
dc.description.abstractEste trabalho investiga como professores de ensino médio modificam currículos e programas a partir de pesquisa e reflexão sobre seu trabalho em um grupo de pesquisa colaborativa que busca integração curricular a partir do conhecimento da Ciência do Sistema Terra. Procura identificar a partir do significado do discurso empregado pelos professores como ocorrem essas mudanças no modo de contextualizar o ensino a partir do ambiente. Há um eixo que orienta os diferentes projetos de pesquisa pelo grupo: que mudanças são observadas no contexto do grupo de estudos? Como mudanças observadas nos professores associam prática docente e conteúdos específicos? Como se dá o desenvolvimento profissional a partir de um novo traçado para o processo curricular? O grupo de pesquisa forneceu elementos práticos e teóricos para tratar de modo integrado o ensino e os professores construíram relações do saber escolar com o que ocorre fora da escola. Professores observaram, avaliaram e tomaram decisões curriculares considerando a aprendizagem de seus alunos. A pesquisa mostrou que é essencial registrar os passos e etapas do trabalho, bem como examinar as mudanças de programas desenvolvidos ao longo dos anos. Reuniões do grupo de pesquisa caracterizam um espaço cultural decisivo para mudanças de atitude diante do ensino, da preocupação com aprendizagem e a consciência diante da política curricular. Há muitos indícios do intercâmbio cultural: fontes de informação são compartilhadas e constroem perspectivas interdependentes, há aprendizagem recíproca de professores e pesquisadores, integrantes do grupo acreditam na capacidade coletiva de resolver problemas e inovar o currículo do ensino médio.pt
dc.format.extent5676-5688-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleInterconexões de grupo de pesquisa, formação de professores e mudança de currículo do ensino médiopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.contributor.institutionCentro Universitário Moura Lacerda (CUML)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil-
dc.description.affiliationCentro Universitário Moura Lacerda (CUML), Ribeirão Preto, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, Marília, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, Marília, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5676-7688.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.