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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141549
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVieira, Noemia Ramos-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:25Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:23Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:25Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:23Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10917-10928-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141549-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141549-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o processo de construção do referencial curricular de Geografia para o ensino básico. Os questionamentos norteadores da investigação foram: Qual a formação acadêmica dos profissionais envolvidos na construção do novo currículo de Geografia? Estes profissionais possuem o domínio das teorias e dos métodos da ciência Geográfica? Qual o envolvimento destes profissionais com as questões do ensino básico? Os profissionais possuem alguma experiência como professores do ensino básico da rede pública? No processo houve diálogo entre os autores e os professores de Geografia em exercício? O desvendamento destes questionamentos seguiu duas vertentes: (1) levantamento bibliográfico e leituras para referencial teórico (2) entrevistas junto aos Professores de Geografia das escolas estaduais de Marilia, ao Professor Coordenador da Oficina Pedagógica e também junto aos profissionais contratados pelo governo para coordenar os trabalhos de elaboração das orientações curriculares. Os autores que deram sustentação teórica a pesquisa foram CACETE (1999), CANDAU(2001), JULIÁ(2002), SAVIAN (1994), SAVIANI (1995), SAVIANI ( 2003 ), SPÓSITO(1999) e VADEMARIN(1998) . Os resultados obtidos apontam para o fato de que o processo de elaboração do currículo de geografia para o ensino básico ocorreu sem qualquer diálogo entre os profissionais que atuam no ensino básico e os profissionais envolvidos com produção do saber científico. A concepção de currículo que norteou o processo foi a que considera profissionais da universidade como os produtores do currículo e os profissionais do ensino básico como meros executores das mudanças curriculares.pt
dc.format.extent10917-10928-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectPolítica educacionalpt
dc.subjectCurrículo de geografiapt
dc.subjectEducação geográficapt
dc.titleO processo de elaboração currículo de geografia do ensino básico de São Paulo: para um diálogo entre o saber escolar e o saber científicopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10917-10928.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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