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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141551
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNascimento, Mari Clair Moro-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:24Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:27Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1714-1726-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141551-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141551-
dc.description.abstractEsse estudo tem como objetivo apresentar o estágio curricular como um momento de aprendizagem a favorecer a formação inicial na docência. Nessa perspectiva, foca a figura do supervisor do campo, por ser peça fundamental no processo de constituição do futuro docente e por ter a função de proporcionar aos estagiários, a vivência do espaço no qual irão atuar quando profissionais. Para isso, suas ações precisam contribuir na formação de professores que colaborem na promoção da aprendizagem dos alunos. Logo, as estagiárias devem ter consciência da importância de reverem as próprias práticas, tendo em vista ressignificá-las, se não oportunizarem novos conhecimentos, motivo pelo qual as práticas do supervisor devem despertar o futuro professor à análise do próprio fazer pedagógico. Amparado na pesquisa qualitativa, o estudo apresenta os fundamentos teóricos da finalidade do estágio curricular e do papel do supervisor do campo, bem como as ações que, na visão das estagiárias, favoreceram aprendizagens na formação inicial para a docência. A coleta de dados se deu a partir do questionário, aplicado em oito alunas do 4º ano de Pedagogia de uma Universidade Pública, situada no norte do estado do Paraná. As ações do supervisor do campo indicadas pelas estagiárias como promotoras de aprendizagens foram: o respeito pelas estagiárias e professoras regentes; as reflexões sobre aspectos negativos para a ocorrência de novas aprendizagens; o auxílio na elaboração do plano de aula interdisciplinar; a necessidade de flexibilidade no plano de aula; estar com a estagiária no momento das intervenções; a atribuição de feedback e a conscientização a respeito do papel do pedagogo no processo ensino/aprendizagem.pt
dc.format.extent1714-1726-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEstágio curricularpt
dc.subjectSupervisor do campopt
dc.subjectFormação inicial docentept
dc.titleA formação inicial para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar para o estágio curricularpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-1714-1726.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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