Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141553
Título: 
Arte e sociologia da infância na formação de professores da educação básica
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Resumo: 
Com este texto temos por objetivo tecer uma discussão relacionada à Arte sob o viés da Sociologia da Infância no processo de formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (ciclo I), no âmbito do trabalho desenvolvido nos anos de 2012 e 2013 junto ao Projeto LUDIBUS da Faculdade de Filosofia e Ciências- Unesp de Marília. Consideramos a Arte como linguagem imprescindível aos processos de formação humana e apresentamos os pressupostos básicos da Sociologia da Infância, que vê a criança como ser ativo e criativo. Nesse sentido desenvolvemos junto ao Projeto um trabalho voltado para as Linguagens Artísticas por meio de atividades lúdicas com os objetivos de sensibilizar professores e crianças sobre a importância de tais linguagens e de levar as crianças a criarem e apreciarem obras de arte, bem como a refletirem sobre seu fazer artístico. Para a realização do trabalho fizemos uso da Pesquisa-Ação e nossos procedimentos consistiram em desenvolver estudos, realizar reuniões com a equipe do Projeto, oferecer curso de extensão, apresentar propostas a serem desenvolvidas nas escolas, avaliar o trabalho realizado e dialogar com professores da Educação Básica sobre as ações implementadas. Apresentamos o trabalho realizado nos anos de 2012 e 2013. Os resultados indicam que, por meio das atividades realizadas pudemos desenvolver um profícuo diálogo relacionado à Arte e à Sociologia da Infância junto a professores em processo de formação inicial e continuada, problematizando o fazer artístico e ligando-o a conceitos de criança e infância a partir do referencial proposto.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 278-290
Duração: 
278-290
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Arte
  • Sociologia da infância
  • Formação de professores
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141553
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.