Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141553
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cordeiro, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Penitente, Luciana Aparecida de Araújo | - |
dc.contributor.author | Maia, Francisane Nayare de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:27Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:24Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:27Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:24Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 278-290 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141553 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141553 | - |
dc.description.abstract | Com este texto temos por objetivo tecer uma discussão relacionada à Arte sob o viés da Sociologia da Infância no processo de formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (ciclo I), no âmbito do trabalho desenvolvido nos anos de 2012 e 2013 junto ao Projeto LUDIBUS da Faculdade de Filosofia e Ciências- Unesp de Marília. Consideramos a Arte como linguagem imprescindível aos processos de formação humana e apresentamos os pressupostos básicos da Sociologia da Infância, que vê a criança como ser ativo e criativo. Nesse sentido desenvolvemos junto ao Projeto um trabalho voltado para as Linguagens Artísticas por meio de atividades lúdicas com os objetivos de sensibilizar professores e crianças sobre a importância de tais linguagens e de levar as crianças a criarem e apreciarem obras de arte, bem como a refletirem sobre seu fazer artístico. Para a realização do trabalho fizemos uso da Pesquisa-Ação e nossos procedimentos consistiram em desenvolver estudos, realizar reuniões com a equipe do Projeto, oferecer curso de extensão, apresentar propostas a serem desenvolvidas nas escolas, avaliar o trabalho realizado e dialogar com professores da Educação Básica sobre as ações implementadas. Apresentamos o trabalho realizado nos anos de 2012 e 2013. Os resultados indicam que, por meio das atividades realizadas pudemos desenvolver um profícuo diálogo relacionado à Arte e à Sociologia da Infância junto a professores em processo de formação inicial e continuada, problematizando o fazer artístico e ligando-o a conceitos de criança e infância a partir do referencial proposto. | pt |
dc.format.extent | 278-290 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Arte | pt |
dc.subject | Sociologia da infância | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.title | Arte e sociologia da infância na formação de professores da educação básica | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-278-290.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.