Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141554
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gobbo, Gislaine Rossler Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:27Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:24Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:27Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:24Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5186-5198 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141554 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141554 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento infantil é possibilitado nos processos de educação e ensino.O ensino em situações efetivas possibilita a aquisição dos processos histórico-culturais mediados pelos pares. Justificamos a importância desse estudo pela evidência do momento crucial da aprendizagem, que acontece com a colaboração do mediador; por ele a criança passa daquilo que não sabia fazer para o domínio da tarefa. Sendo assim, quando a criança imita o adulto ou coetâneo está reproduzindo para si percepções vivenciadas. Objetivamos explorar a qualidade das experiências infantis por meio da troca entre os Pares mais desenvolvidos e mediação do Outro durante Atividades Simultâneas. Tal ação escolar possibilita a execução de uma ou mais ações ao mesmo tempo, proporcionando a inserção de faixas etárias diferentes na mesma tarefa e com professores diferentes do cotidiano da criança. A metodologia adotada fundamenta-se na perspectiva Histórico Cultural, gerando os dados durante a concretização de tarefas simultâneas na Educação Infantil de uma unidade pública municipal. Apresentamos um estudo didático pedagógico orientado por procedimentos teórico-práticos pautados no conhecimento da prática social dos docentes e de crianças na educação pré-escolar. Selecionamos para a ação simultânea: contação de histórias com representação simbólica do grafismo infantil; pintura com tinta em suportes variados; exploração do espaço na área livre com o jogo do faz de conta. Diante disso, realizamos um análise dos dados para comprovar que a troca entre os pares favorece o ensino. Nossa hipótese foi comprovada quando as crianças mais experientes ofertaram novas ideias e ampliaram os repertórios das crianças menores. | pt |
dc.format.extent | 5186-5198 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Educação infantil | pt |
dc.subject | Ações e tarefas simultâneas | pt |
dc.subject | Mediação | pt |
dc.title | Atividade simultânea na educação infantil: conteúdo de ensino e troca com os pares | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-5186-5198.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.