Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141555
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Vandeí Pinto da | - |
dc.contributor.author | Santos, Genivaldo de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:28Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:24Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:28Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:24Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5296-5308 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141555 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141555 | - |
dc.description.abstract | O presente texto emerge de reflexões acerca da formação do professor e da contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) da CAPES nesse processo. O problema central que move nosso pensamento nesse texto é a formação do professor de filosofia e o objetivo é suscitar reflexões sobre a importância da graduação neste processo. O ponto de partida é a análise do Projeto Político Pedagógico e de como nele se articulam o bacharelado e a licenciatura. A análise do processo de formação docente, por parte de ex-alunos e atualmente professores de filosofia no ensino básico e na licenciatura, compõe o segundo ponto. Nele são avaliados os impactos do projeto PIBID na formação do professor filósofo. As análises são referenciadas em estudos teóricos sobre o ensino de filosofia, especialmente as questões relativas ao ensinar e ao aprender filosofia. Por fim, advogamos que o comprometimento do conjunto do professores do curso com a formação do licenciado é imprescindível para a boa qualificação da formação, bem como a valorização dos grupos de estudos e de pesquisa que tematizam o ensino de filosofia de uma perspectiva filosófica, apontando para um modelo, que emerge do projeto PIBID, como uma nova forma de qualificar o estágio e valorizar a docência. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 5296-5308 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Formação do filósofo | pt |
dc.subject | Licenciatura | pt |
dc.subject | PIBID | pt |
dc.title | Contribuições do pibid na formação do filósofo professor | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliation | Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-5296-5308.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.