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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141555
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Vandeí Pinto da-
dc.contributor.authorSantos, Genivaldo de Souza-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:24Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:28Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5296-5308-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141555-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141555-
dc.description.abstractO presente texto emerge de reflexões acerca da formação do professor e da contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) da CAPES nesse processo. O problema central que move nosso pensamento nesse texto é a formação do professor de filosofia e o objetivo é suscitar reflexões sobre a importância da graduação neste processo. O ponto de partida é a análise do Projeto Político Pedagógico e de como nele se articulam o bacharelado e a licenciatura. A análise do processo de formação docente, por parte de ex-alunos e atualmente professores de filosofia no ensino básico e na licenciatura, compõe o segundo ponto. Nele são avaliados os impactos do projeto PIBID na formação do professor filósofo. As análises são referenciadas em estudos teóricos sobre o ensino de filosofia, especialmente as questões relativas ao ensinar e ao aprender filosofia. Por fim, advogamos que o comprometimento do conjunto do professores do curso com a formação do licenciado é imprescindível para a boa qualificação da formação, bem como a valorização dos grupos de estudos e de pesquisa que tematizam o ensino de filosofia de uma perspectiva filosófica, apontando para um modelo, que emerge do projeto PIBID, como uma nova forma de qualificar o estágio e valorizar a docência.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent5296-5308-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectFormação do filósofopt
dc.subjectLicenciaturapt
dc.subjectPIBIDpt
dc.titleContribuições do pibid na formação do filósofo professorpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade do Oeste Paulista (UNOESTE)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5296-5308.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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