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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141557
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeite, Sandra Regina Mantovani-
dc.contributor.authorCarvalho, Alonso Bezerra de-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:25Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:29Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:25Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2314-2323-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141557-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141557-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal demonstrar e analisar a relevância do tripé: Ética, Educação e Amizade como elementos fundamentais para a emancipação humana, ou seja, problematizar a relação entre ética, amizade e educação e o fazer pedagógico do professor no contexto da educação básica, de modo que o mesmo possa possibilitar aos alunos uma educação emancipadora em que o relacionamento humano seja prioritário. De um modo geral essa discussão têm sido uma constante no campo educacional, haja vista que há um grande descontentamento da sociedade em relação à função social que a escola representa. O que se coloca como original do ponto de vista acadêmico é a investigação sobre a condição social dos professores e alunos, analisando na organização do trabalho do professor da infância a valorização da ética e da amizade, sobretudo no que diz respeito às interações estabelecidas no interior da escola. Como metodologia optou-se pela Pesquisa Bibliográfica e pelo Estudo de Caso Etnográfico, por recorrer a um entrecruzamento da perspectiva de autores contemporâneos, como: Arendt, Vazquez, Boto, Carvalho, Chauí, partindo de pensadores clássicos como Aristóteles, sendo que do ponto de vista prático, realizar-se-á observação do ambiente escolar. Como contribuição esta pesquisa pretenderá apontar as interfaces que são valorizadas na organização do trabalho pedagógico e no relacionamento entre professor e aluno, aluno e aluno, escola e família, a partir do olhar da própria escola e do fazer pedagógico que nela se (re)produz.pt
dc.format.extent2314-2323-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectÉticapt
dc.subjectAmizadept
dc.titleÉtica, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Londrina (UEL)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2314-2323.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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