Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141559
- Title:
- Formação de conceitos de matemática na EJA com o Tangram
- Obst, Otília Nair
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
- Este artigo visa refletir sobre a intervenção em uma turma do Termo I da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando o Tangram com vistas ao encaminhamento da formação de alguns conceitos geométricos. Organizar uma situação didática significativa para os estudantes impõe a necessidade do estudo da interação entre eles e o educador e deles com os conhecimentos matemático, ambiente de aprendizagem no qual a mera transmissão de conteúdos dá lugar à contextualização, à historicização e ao tratamento dos temas a partir de situações intuitivas e do cotidiano do estudante. A Matemática pode constituir-se em uma linguagem fundamental para a elaboração do pensamento teórico e abstrato como uma totalidade. O enfoque principal é o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das pessoas envolvidas na atividade, baseada na Teoria Histórico Cultural do desenvolvimento humano de Vygotski que ocorre por meio das relações inter e intrapessoais, em dado contexto sócio histórico e cultural e que transforma o ser humano pela linguagem que, sob a perspectiva bakhtiniana, possibilita a comunicação verbal e não verbal dentre suas diferentes formas. A intervenção pedagógica foi realizada e observada sob a perspectiva metodológica da pesquisa-ação participante e análise do procedimento didático sobre o processo interdisciplinar de ensino e aprendizagem das áreas da Matemática e de Artes.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5549-5560
- 5549-5560
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- EJA
- Aprendizagem matemática
- Metodologia
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141559
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.