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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141559
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Obst, Otília Nair | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:30Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:25Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:30Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:25Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5549-5560 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141559 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141559 | - |
dc.description.abstract | Este artigo visa refletir sobre a intervenção em uma turma do Termo I da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando o Tangram com vistas ao encaminhamento da formação de alguns conceitos geométricos. Organizar uma situação didática significativa para os estudantes impõe a necessidade do estudo da interação entre eles e o educador e deles com os conhecimentos matemático, ambiente de aprendizagem no qual a mera transmissão de conteúdos dá lugar à contextualização, à historicização e ao tratamento dos temas a partir de situações intuitivas e do cotidiano do estudante. A Matemática pode constituir-se em uma linguagem fundamental para a elaboração do pensamento teórico e abstrato como uma totalidade. O enfoque principal é o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das pessoas envolvidas na atividade, baseada na Teoria Histórico Cultural do desenvolvimento humano de Vygotski que ocorre por meio das relações inter e intrapessoais, em dado contexto sócio histórico e cultural e que transforma o ser humano pela linguagem que, sob a perspectiva bakhtiniana, possibilita a comunicação verbal e não verbal dentre suas diferentes formas. A intervenção pedagógica foi realizada e observada sob a perspectiva metodológica da pesquisa-ação participante e análise do procedimento didático sobre o processo interdisciplinar de ensino e aprendizagem das áreas da Matemática e de Artes. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 5549-5560 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | EJA | pt |
dc.subject | Aprendizagem matemática | pt |
dc.subject | Metodologia | pt |
dc.title | Formação de conceitos de matemática na EJA com o Tangram | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-5549-5560.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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