You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorObst, Otília Nair-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:25Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:30Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:25Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5549-5560-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141559-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141559-
dc.description.abstractEste artigo visa refletir sobre a intervenção em uma turma do Termo I da Educação de Jovens e Adultos (EJA) utilizando o Tangram com vistas ao encaminhamento da formação de alguns conceitos geométricos. Organizar uma situação didática significativa para os estudantes impõe a necessidade do estudo da interação entre eles e o educador e deles com os conhecimentos matemático, ambiente de aprendizagem no qual a mera transmissão de conteúdos dá lugar à contextualização, à historicização e ao tratamento dos temas a partir de situações intuitivas e do cotidiano do estudante. A Matemática pode constituir-se em uma linguagem fundamental para a elaboração do pensamento teórico e abstrato como uma totalidade. O enfoque principal é o desenvolvimento das funções psicológicas superiores das pessoas envolvidas na atividade, baseada na Teoria Histórico Cultural do desenvolvimento humano de Vygotski que ocorre por meio das relações inter e intrapessoais, em dado contexto sócio histórico e cultural e que transforma o ser humano pela linguagem que, sob a perspectiva bakhtiniana, possibilita a comunicação verbal e não verbal dentre suas diferentes formas. A intervenção pedagógica foi realizada e observada sob a perspectiva metodológica da pesquisa-ação participante e análise do procedimento didático sobre o processo interdisciplinar de ensino e aprendizagem das áreas da Matemática e de Artes.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent5549-5560-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEJApt
dc.subjectAprendizagem matemáticapt
dc.subjectMetodologiapt
dc.titleFormação de conceitos de matemática na EJA com o Tangrampt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5549-5560.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.