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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141561
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNascimento, Beatriz Aparecida Barboza do-
dc.contributor.authorGiroto, Claudia Regina Mosca-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:25Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:30Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:25Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8790-8802-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141561-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141561-
dc.description.abstractA reorganização do sistema educacional brasileiro, na perspectiva da educação inclusiva, conferiu à Educação Especial um caráter complementar e/ou suplementar ao ensino regular. Esse caráter impõe a necessidade de formação docente coerente com tal proposta tanto para o professor generalista, responsável pela alfabetização do público-alvo da Educação Especial no ensino regular, quanto para o especialista que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para esse público. Frente a essas considerações, este trabalho teve por objetivo investigar a compreensão de 23 professores especialistas sobre seu papel no AEE, realizado em todas as salas de recursos multifuncionais de 19 escolas, de 5 municípios situados na área de abrangência da Diretoria de Ensino de Marília/SP e respectivas secretarias de educação desses municípios. Os dados foram coletados através de questionário. A análise de conteúdo evidenciou cinco eixos temáticos: Concepções sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Profissionalização docente em Educação Especial; Papel do especialista frente ao AEE para alunos com deficiências, TGDs e altas habilidades/superdotação; Perfil dos alunos atendidos nas salas de recursos multifuncionais; e Perfil da organização dos serviços de apoio em Educação Especial com ênfase nas salas de recursos multifuncionais. Dentre os resultados obtidos, foi possível observar que o especialista tem compreensão acerca de seu papel no AEE, porém, enfrenta uma série de dificuldades, tais como: falta de interlocução com professor do ensino regular; reduzida participação da família no acompanhamento do atendimento realizado; salas de recursos multifuncionais ainda em fase de organização, entre outros.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent8790-8802-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectProfessor especialistapt
dc.subjectAEEpt
dc.titleA compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializadopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-8790-8802.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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