Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141561
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Beatriz Aparecida Barboza do | - |
dc.contributor.author | Giroto, Claudia Regina Mosca | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:30Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:25Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:30Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:25Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8790-8802 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141561 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141561 | - |
dc.description.abstract | A reorganização do sistema educacional brasileiro, na perspectiva da educação inclusiva, conferiu à Educação Especial um caráter complementar e/ou suplementar ao ensino regular. Esse caráter impõe a necessidade de formação docente coerente com tal proposta tanto para o professor generalista, responsável pela alfabetização do público-alvo da Educação Especial no ensino regular, quanto para o especialista que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para esse público. Frente a essas considerações, este trabalho teve por objetivo investigar a compreensão de 23 professores especialistas sobre seu papel no AEE, realizado em todas as salas de recursos multifuncionais de 19 escolas, de 5 municípios situados na área de abrangência da Diretoria de Ensino de Marília/SP e respectivas secretarias de educação desses municípios. Os dados foram coletados através de questionário. A análise de conteúdo evidenciou cinco eixos temáticos: Concepções sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Profissionalização docente em Educação Especial; Papel do especialista frente ao AEE para alunos com deficiências, TGDs e altas habilidades/superdotação; Perfil dos alunos atendidos nas salas de recursos multifuncionais; e Perfil da organização dos serviços de apoio em Educação Especial com ênfase nas salas de recursos multifuncionais. Dentre os resultados obtidos, foi possível observar que o especialista tem compreensão acerca de seu papel no AEE, porém, enfrenta uma série de dificuldades, tais como: falta de interlocução com professor do ensino regular; reduzida participação da família no acompanhamento do atendimento realizado; salas de recursos multifuncionais ainda em fase de organização, entre outros. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 8790-8802 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Educação inclusiva | pt |
dc.subject | Professor especialista | pt |
dc.subject | AEE | pt |
dc.title | A compreensão do professor especialista sobre seu papel no atendimento educacional especializado | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-8790-8802.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.