Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141562
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinho, Gabriela Geovana | - |
dc.contributor.author | Giroto, Claudia Regina Mosca | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:30Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:25Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:30Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:25Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7582-7592 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141562 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141562 | - |
dc.description.abstract | O Decreto nº 5626 (BRASIL, 2005) que regulamenta a Lei nº 10.436 (BRASIL, 2002), garantiu aos surdos o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esse documento tratou da inclusão da disciplina Libras nos cursos de Pedagogia, Fonoaudiologia e licenciaturas. Com base nos dispositivos dessa legislação e após levantamento no site do Ministério da Educação e Cultura (MEC), para a identificação das Instituições de Ensino Superior (IES), do Estado de São Paulo, que oferecem o curso de pedagogia, na modalidade presencial, a presente pesquisa, de natureza documental, teve por objetivo investigar a inserção da disciplina Libras na grade curricular de 17 cursos de pedagogia. Para tal, foi realizada consulta online ao site do MEC, com vistas à identificação das IES e posteriormente, as grades curriculares e programas disponibilizados sob a forma de domínio público. Nas situações em que tais documentos não foram encontrados, foi encaminhada, junto aos respectivos coordenadores, solicitação para o envio das grades e do programa da disciplina. A análise compreendeu a elaboração das seguintes categorias temáticas: “Cursos que atendem ao Decreto nº 5626”, da qual derivaram as subcategorias: “Programa disponibilizado” e “Programa não disponibilizado”. A subcategoria “Programa disponibilizado” foi subdividida em “Disciplina obrigatória” e “Disciplina Optativa”. Em razão da ausência da referida disciplina se destacou a categoria “Cursos que não atendem ao Decreto nº 5626”. Os resultados permitiram concluir, que a maior parte dos cursos de pedagogia incluíram a disciplina Libras em suas grades curriculares. | pt |
dc.format.extent | 7582-7592 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Surdez | pt |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt |
dc.subject | Formação do professor | pt |
dc.title | A inserção da disciplina libras na formação inicial do pedagogo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-7582-7592.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.