Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141563
Título: 
A trajetória de um centro de apoio e acompanhamento à inclusão (CEFAI) da Cidade de São Paulo
Autor(es): 
Instituição: 
  • Rede Municipal de Educação de São Paulo
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Resumo: 
O presente trabalho teve como objetivo conhecer a trajetória de um Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, do Município de São Paulo, desde sua criação no ano de 2005 até dezembro de 2011. Para atingir tal objetivo foram estudadas as planilhas de dados dos anos citados de um CEFAI, baseando-se nas atribuições legais determinadas para este serviço. Percebemos, com o presente estudo, que o CEFAI conseguiu vários avanços relacionados a questões da educação inclusiva em sua região e que realizou a maioria das atribuições a ele determinadas, mesmo com algumas dificuldades apresentadas. Os serviços da educação Especial são de grande importância para obter avanços e aumentar a qualidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Conhecer a trajetória de um CEFAI possibilitou compreender como um serviço deste porte, estruturado para ser um centro de formações, orientações, apoio e acompanhamento à maioria das ações de inclusão de sua região, tem importância e deve ser sempre analisado de forma crítica, reflexiva e atendidas suas necessidades, para que possa realizar suas atribuições e contribuir de fato com a construção de escolas inclusivas.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8924-8936
Duração: 
8924-8936
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Educação especial
  • Inclusão
  • CEFAI
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141563
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.