Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141565
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tenor, Ana Claudia | - |
dc.contributor.author | Deliberato, Débora | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:31Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:26Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:31Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:26Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8980-8992 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141565 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141565 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desse estudo foi sistematizar ações para a capacitação do professor do aluno surdo por meio da mediação do fonoaudiólogo. Participaram um pai, uma mãe e duas professoras de alunos surdos incluídos de um município do interior de São Paulo. Na primeira etapa foram entrevistados os pais e professores desses alunos, aplicado o Protocolo adaptado de Paula (2007) para avaliação de habilidades comunicativas e realizada observações em sala de aula. Os dados do protocolo e das observações foram incorporados as transcrições das entrevistas, constituindo um texto único e originando unidades temáticas de análise, conforme Bardin (2004). Durante a segunda etapa, ocorreram encontros de discussão com os professores, filmagens, observações e mediações em sala de aula. Os encontros foram gravados, o material foi transcrito e organizado em cadernos de conteúdo. Os dados provenientes desses cadernos, os registros das observações e filmagens foram triangulados, segundo Triviños (1992), gerando temas e subtemas de análise. Na terceira etapa, foi avaliada a contribuição do fonoaudiólogo por meio de entrevistas com as famílias e professores. Os dados foram classificados em categorias e subcategorias de análise, conforme Bardin (2004). Os alunos surdos não apresentavam uma língua constituída e os pais tinham como expectativa o desenvolvimento da língua oral. Os professores relataram que os recursos e estratégias utilizados durante as mediações auxiliaram o aluno surdo. Os pais mantinham a expectativa de que a criança surda viesse a oralizar. É necessário implementar um programa de educação bilíngue a alunos com surdez, envolver suas famílias e formar os professores. | pt |
dc.format.extent | 8980-8992 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Educação inclusiva | pt |
dc.subject | Surdez | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.title | Contribuições da fonoaudiologia para formação continuada do professor do aluno surdo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-8980-8992.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.