Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141566
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Juliana Jeronymo | - |
dc.contributor.author | Colantonio, Suzilene | - |
dc.contributor.author | Poker, Rosimar Bortolini | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:32Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:26Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:32Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:26Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9014-9023 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141566 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141566 | - |
dc.description.abstract | Desde a década de 1990 o governo brasileiro tem assumido a política educacional inclusiva provocando transformações na organização e funcionamento da escola e, também, na prática pedagógica utilizada pelo professor. Toda a diversidade de alunos, inclusive os alunos com deficiência, passaram a ter o direito de frequentar as salas regulares, o que implica em um modelo de formação docente amparado em novas competências e conhecimentos. Nesse contexto a pesquisa pretendeu conhecer e analisar a situação dos seis cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista, verificando se estão adequados à política e legislação vigentes, e se formam o professor para atuar na perspectiva da educação inclusiva. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental tendo como base a análise qualitativa dos Projetos Pedagógicos dos cursos. Os critérios de análise se pautaram no estudo sobre: a fundamentação filosófica; o perfil do profissional; os objetivos e a grade curricular dos cursos. Os resultados mostraram diferença significativa entre os Projetos Pedagógicos em todos os aspectos. Constatou-se discrepância entre a quantidade de disciplinas, a carga horária e os conteúdos a respeito da inclusão. Conclui-se assim que há necessidade de se discutir e pensar em um novo modelo de formação que garanta ao professor, durante o curso de Pedagogia, a oportunidade de ter acesso a conhecimentos e desenvolver competências necessárias para atuar na perspectiva educacional inclusiva. | pt |
dc.format.extent | 9014-9023 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Projeto pedagógico de curso | pt |
dc.subject | Educação inclusiva | pt |
dc.subject | Curso de pedagogia | pt |
dc.title | Educação inclusiva: análise do projeto pedagógico dos cursos de pedagogia da Unesp | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-9014-9023.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.