Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141567
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Anna Augusta Sampaio de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:32Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:26Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:32Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:26Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9118-9130 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141567 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141567 | - |
dc.description.abstract | A proposta nacional de formação de professores de educação especial na contemporaneidade, frente à politica de educação inclusiva, muda substancialmente o modelo até então presente na história brasileira. Com a extinção das habilitações, por meio da Resolução CNE nº01, de 15/05/2006, o que passamos a assistir foram tendências de formação e uma priorização, pelo Ministério da Educação, de cursos à distância, e formação em serviço, agora com ênfase no atendimento educacional especializado – AEE e nas salas de recursos multifuncionais. No que se refere aos serviços de apoio pedagógico especializado, há a proposição de um único modelo de atendimento ao público alvo da educação especial, o AEE. Considerando-se as propostas nacionais, esta pesquisa teve como objetivo analisar a proposta de formação de professores e a oferta de serviços de apoio pedagógico, na perspectiva inclusiva, do município de São Paulo, por ser o maior município da federação. Para isto, realizamos uma pesquisa e análise documental. Os resultados apontam para uma proposição política bem diferenciada da perspectiva nacional. Pudemos observar a amplitude das ações para a constituição de uma escola inclusiva e o apoio pedagógico adequado para o público alvo da educação especial, uma vez que os serviços se organizam de formas variadas, diferenciando as atribuições administrativas e pedagógicas. No que se refere à formação dos professores especialistas, pudemos observar que foi realizada nos últimos anos por meio de um convênio com a UNESP de Marília, que foi escolhida por meio de edital público. A análise dos dados nos sugere que o mais saudável seria uma politica descentralizada, na qual a esfera nacional definisse diretrizes gerais, mas possibilitasse os caminhos particulares de cada município brasileiro. | pt |
dc.format.extent | 9118-9130 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Formação de professores e serviços de apoio pedagógico em educação especial: impasses contemporâneos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-9118-9130.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.