Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141570
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Zaboroski, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Jáima Pinheiro de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:33Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:26Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:33Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:26Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10989-11001 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141570 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141570 | - |
dc.description.abstract | Verificar os efeitos de um programa de intervenção voltado para a exploração da consciência metatextual e a utilização do apoio pictográfico pelo professor na prática pedagógica do gênero de história. Fizeram parte deste estudo uma professora e os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município do interior do Paraná. A pesquisa foi composta por seis etapas, envolvendo entrevistas com a professora para identificar alguns aspectos da prática pedagógica; investigação da narrativa escrita dos alunos; encontros com a professora para estudo do programa e, intervenção na prática pedagógica referente ao uso do gênero de história. O programa foi conduzido pela professora e as atividades foram desenvolvidas com toda a turma, semanalmente na disciplina de Língua Portuguesa, por meio da sequência didática elaborada pela pesquisadora e professora durante os encontros de estudo. A sequência didática foi composta por cinco módulos alternados entre duas fases de intervenção. Na fase 1, foram utilizadas histórias tradicionais (contos) para identificação dos elementos da narrativa escrita em relação à estrutura e à organização do texto (consciência metatextual). Na fase 2, foram utilizadas gravuras (apoio pictográfico) para a produção de narrativas escritas. O programa contribuiu para a reflexão docente sobre os conhecimentos, concepções e expectativas a respeito dos conceitos e uso do gênero de história. Esta situação permitiu explorar o planejamento e a prática pedagógica de uma forma diferenciada. Houve modificações e ressignificações nos conhecimentos e, consequentemente, na prática pedagógica, bem como, melhor desempenho nas produções de narrativas escritas dos alunos. Constatou-se que o programa contribuiu para a formação em serviço da professora. | pt |
dc.format.extent | 10989-11001 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.title | Ressignificação da prática pedagógica referente ao gênero de histórias | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-10989-11001.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.