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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVieira, Camila Mugnai-
dc.contributor.authorOmote, Sadao-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:26Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:33Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9323-9335-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141571-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141571-
dc.description.abstractO presente trabalho analisou os efeitos de um programa formativo nas atitudes sociais de professores em relação à inclusão e enfocou variáveis relacionadas às possíveis mudanças. Participaram do estudo 65 professores do ciclo I do ensino fundamental de duas escolas municipais de uma cidade do interior paulista. Uma delas formou o grupo experimental (GE) e a outra o controle (GC). Ambos passaram por pré e pós-testes, aplicou-se a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão. Realizou-se uma intervenção com os professores do GE, capacitando-os a aplicar em seus estudantes um programa formativo sobre deficiências e inclusão voltado ao público infantil. Foram sete encontros, de uma hora e meia, que abordaram as temáticas das deficiências e inclusão com estratégias pedagógicas variadas. Em seguida, foi realizada a mesma capacitação com o GC e após esta, um segundo pós-teste neste grupo e um follow up com o GE, ambos por meio da aplicação da mesma escala ou forma equivalente. Foram calculados os escores de cada participante na escala e realizadas provas estatísticas para verificação da significância das diferenças entre os grupos nos diferentes momentos. Adicionalmente, foram calculadas as diferenças entre os grupos que apresentaram mudanças positivas em suas atitudes sociais e aqueles que não apresentaram, com relação às variáveis: idade, pós-graduação, formação específica, tempo de docência e experiência com alunos deficientes. Os resultados apontaram efeitos positivos do programa formativo junto aos professores, no sentido de ter tornado suas atitudes sociais mais favoráveis à inclusão. As diferenças entre os que apresentaram mudanças positivas e aqueles que não apresentaram não foram estatisticamente significantes em relação às variáveis estudadas.pt
dc.format.extent9323-9335-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.titleVariáveis demográficas de professores e mudanças em suas atitudes sociais em relação à inclusãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionFaculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9323-9335.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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