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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141573
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira-
dc.contributor.authorLeite, Lúcia Pereira-
dc.contributor.authorVilela, Laiza Oliveira-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:27Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:33Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:27Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8355-8365-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141573-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141573-
dc.description.abstractNeste estudo foram analisadas 37 grades curriculares e 17 ementários dos cursos de licenciatura de uma universidade pública brasileira tendo em vista a Recomendação feita pelo MEC, por meio da Portaria Ministerial nº 1.793 de 27 de dezembro de 1994, reiterada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, Resolução CNE/CP nº. 1/02, que estabelecem que as instituições de ensino superior devam contemplar na sua organização curricular conteúdos que propiciem a formação dos professores para o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais. Pela análise dos resultados foi possível identificar disciplinas, obrigatórias e/ou optativas, na área da educação Inclusiva nas grades curriculares de cinco cursos de licenciatura e, por meio da análise dos ementários, identificou-se que nove cursos possuíam disciplinas que abordavam a temática. Os achados encontrados permitem afirmar que após dez da promulgação das normativas que recomendam a inserção de disciplinas curriculares sobre essa temática na formação docente, em mais da metade dos ementários analisados observou-se a ocorrência de disciplinas obrigatórias e/ou optativas relacionados à educação inclusiva, fato que deveria ocorrer na sua totalidade. O desenvolvimento deste estudo se limitou a análise de título de disciplinas e ementário de cursos de licenciaturas na Unesp, mas sabe-se que o ensino dos conteúdos curriculares extrapola ao descrito nas ementas das disciplinas e/ou nos seus títulos, sugerindo a necessidade de estudos que investiguem outros tópicos dos planos de ensino das disciplinas dos cursos de licenciatura, como conteúdo programático, objetivos, bibliografia utilizada, entre outros.pt
dc.format.extent8355-8365-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectLicenciaturapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.titleAnálise dos cursos de licienciaturas diante das políticas públicas que normatizam a educação inclusivapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-8355-8365.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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