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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141575
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini | - |
dc.contributor.author | Poker, Rosimar Bortolini | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:34Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T21:46:27Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:34Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T21:46:27Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9268-9281 | - |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141575 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141575 | - |
dc.description.abstract | As teorias recentes da sociologia política localizam a existência dos problemas de inclusão e reconhecimento no interior das chamadas sociedades multiculturais do século XX, mas as teorias não tratam das sociedades multiculturais derivadas da colonização no século XVI, e que abrigam em seu interior contrastes étnicos muito mais intensos. A população brasileira é composta por povos imigrantes de várias origens e de 800 mil descendentes de povos nativos, agrupados em cerca de 200 nações, que falam 180 idiomas diferentes. Este estudo visou analisar as atuais políticas educacionais brasileiras, enfocando a forma pela qual elas consideram a diversidade e o reconhecimento para elaborar e executar ações de inclusão. Foi construído um modelo teórico baseado na perspectiva de Habermas sobre as teorias de inclusão e reconhecimento, com que foram analisadas as concepções de inclusão, reconhecimento e diversidade nas políticas educacionais no Brasil, observando a potencialidade delas em efetivar a diversidade num contexto de discrepâncias. Notou-se que o conceito de inclusão reconhece algumas diferenças individuais, mas não concilia modos de vida e visões de mundo discrepantes, o que torna as políticas educacionais de inclusão brasileiras insuficientes para promover a coexistência das culturas no plano da diversidade e da emancipação. | pt |
dc.format.extent | 9268-9281 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | - |
dc.subject | Inclusão | pt |
dc.subject | Diversidade | pt |
dc.subject | Políticas educacionais brasileiras | pt |
dc.title | O conceito de inclusão e a diversidade na política educacional brasileira | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Sociologia e Antropologia, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-9268-9281.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | - |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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