You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141577
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBueno, Fernando Protti-
dc.contributor.authorAlmeida, Kellyton Cristian-
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T21:46:27Z-
dc.date.available2016-07-19T12:59:35Z-
dc.date.available2016-10-25T21:46:27Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/-
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4580-4592-
dc.identifier.issn2357-7819-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141577-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141577-
dc.description.abstractEste relato de experiência é relativo ao projeto Núcleo de Ensino da UNESP que foi idealizado e concebido a partir da proposta de trabalho com as ‘Vivências com a Natureza’, baseadas na técnica do aprendizado seqüencial, que se propõe a pensar e refletir sobre uma proposta pedagógica centrada no desenvolvimento de práticas lúdicas e educativas em contato com a natureza de modo a estimular os sentidos, os sentimentos e as percepções dos educandos, para então, em função dos benefícios e dos potenciais proporcionados pelo processo vivencial, poder contribuir com o aprendizado escolar do educando, já que parte-se do ponto que este processo estimulará o respeito, a diversidade, o pensamento, os sentidos e sentimentos, a criatividade, a inspiração, o senso crítico, entre outros, de modo a promover o desenvolvimento humano integral, e, além disso, estimulará e sensibilizará para as questões socioambientais. Para tanto, objetivou compreender o processo de educação vivencial em contato com a natureza a partir do desenvolvimento de práticas de estudo do meio baseadas na técnica de aprendizado seqüencial como forma de estímulo aos sentidos e sentimentos de amor e criatividade para a contribuição ao processo de aprendizagem e desenvolvimento humano dos educandos. As vivências foram desenvolvidas com 06 turmas (em torno de 150 estudantes) do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho, no município de Rosana, entre os meses de novembro e dezembro de 2013, os quais foram levados a Trilha do Cedro na Estação Ecológica do Caiuá (unidade de conservação localizada entre os municípios de Rosana/SP e Diamante do Norte/PR).pt
dc.format.extent4580-4592-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)-
dc.subjectVivências com a naturezapt
dc.subjectAprendizado sequencialpt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.titleVivências com a natureza: projeto e prática de formação e de educação ambiental na escolapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionSecretaria de Educação do Estado de São Paulo-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Rosana, Departamento de Turismo, Rosana, SP, Brasil-
dc.description.affiliationSecretaria de Educação do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Rosana, Departamento de Turismo, Rosana, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4580-4592.pdf-
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores-
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.